Eleições 2022

Genial/Quaest: Maioria diz que rejeição não influenciará voto no 2º turno

Novo recorte da pesquisa divulgada neste mês aponta que mais de 80% dos eleitores votam no segundo turno por gostarem do candidato, e não para evitar a vitória do adversário

Victor Correia
postado em 30/05/2022 21:15
 (crédito: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert)
(crédito: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert)

Novo recorte da pesquisa Genial/Quaest de maio mostra que 82% dos eleitores em um eventual segundo turno vão votar por acreditar que o candidato é o melhor, e não para evitar a vitória do adversário. O dado considera o cenário mais provável atualmente, com um segundo turno entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Entre os participantes que escolheram Lula no segundo turno, 18% dizem votar para evitar a vitória do outro lado. Já entre quem votaria em Bolsonaro, o número é de 14%.

O recorte considera ainda a separação dos participantes por idade. Os mais jovens, independentemente do candidato escolhido, votam mais para evitar a vitória do adversário. Entre eleitores de Bolsonaro, 20% dos participantes entre 16 e 24 anos de idade disseram votar para que Lula não ganhe. Já no grupo com 60 anos ou mais, a parcela foi de apenas 8%.

Já entre quem escolheu Lula, 29% dos eleitores entre 16 e 24 de idade disseram votar para impedir a vitória de Bolsonaro, contra 11% dos participantes com 60 anos ou mais.

Ao separar os participantes por escolaridade, o recorte mostra ainda que eleitores com maior escolaridade votam mais para evitar a vitória do adversário. Enquanto apenas 7% das pessoas que cursaram até o Ensino Fundamental votam contra o oponente, entre as pessoas com ensino superior incompleto ou superior o valor chega a 21%, para eleitores de Bolsonaro, e 38% para eleitores de Lula.

Os dados mostram também que, dentre os que votariam em Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno e em Bolsonaro no segundo,  38% o fariam pra evitar vitória de Lula. Já entre os eleitores de Ciro que votariam em Lula no segundo turno, 48% o fariam para evitar a reeleição de Bolsonaro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação