Senado federal

Líder do governo diz que governadores não estão sensíveis à população

O senador Carlos Portinho (PL-RJ) afirmou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, que por não haver "compromisso" dos líderes estaduais em zerarem a alíquota, Executivo busca outras alternativas para a redução no preço dos combustíveis

Taísa Medeiros
postado em 23/06/2022 13:53
 (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)
(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O líder do governo no Senado Federal, Carlos Portinho (PL-RJ), disse, nesta quinta-feira (23/6) que a iniciativa de se zerar a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) como estratégia para redução dos preços dos combustíveis e gás de cozinha não foi abandonada, mas que precisa da sensibilidade dos líderes estaduais.

“Não foi abandonada a ideia. Se tiver compromisso dos estados é a melhor proposta. Mas o mínimo receio pelos atos que os governadores vêm adotando, insensíveis ao momento e à população, nos fazem adotar essas outras alternativas, porque o que quer o governo e, principalmente o Senado é que chegue na ponta para quem paga o preço dos combusíveis”.

Uma das alternativas debatidas é a PEC 16, de autoria de Portinho. A medida prevê que a União preste auxílio financeiro aos estados e ao Distrito Federal para compensar perdas de arrecadação pela redução da tributação do ICMS, incidentes sobre os combustíveis. O senador participou, hoje, da reunião do colégio de líderes que debateu a proposta.

“Discutimos de forma absolutamente harmônica e construtiva. Há um sentimento de todos os líderes de partidos no Senado, de que não fazer nada não é uma opção, e que a PEC, com o aporte que o governo coloca nela, de praticamente R$ 30 bilhões, é um caminho”, disse.

O montante será originado da renúncia, por parte do Executivo, ao PIS/Cofins e Cide. O líder do governo estima que a proposta pode entrar na pauta de votações até mesmo na próxima semana.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação