ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro empodera AGU para evitar possível crime com benefícios em ano eleitoral

A ideia é gerar segurança jurídica para Bolsonaro no caso de o presidente ampliar ou conceder novos benefícios sociais em ano eleitoral

Cristiane Noberto
postado em 27/06/2022 17:50
 (crédito: Isac Nóbrega/PR)
(crédito: Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) escalou o Advogado-Geral da União, Bruno Bianco, para dar a última palavra quando criar qualquer benefício social neste ano eleitoral. Em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (27/6), o chefe do Executivo descreve o jurista como um “tira-dúvidas” sobre orçamento e legislação eleitoral.

“No último ano do mandato presidencial, todos os governantes se deparam com as limitações da legislação eleitoral e da legislação financeira. Entre as restrições normativas, encontram-se dispositivos cujos contornos são ambíguos e geram muitas dúvidas na aplicação prática”, diz o comunicado da Secretaria da Presidência.

O decreto define que, a partir de hoje, são atribuições do AGU emitir parecer sobre: “I – a constitucionalidade e a legalidade de propostas de atos normativos a ele submetidas; e II – os tópicos em propostas de atos normativos que gerem dúvidas quanto à conformação com as normas de Direito Eleitoral e de Direito Financeiro, no último ano do mandato presidencial”.

A ideia é gerar segurança jurídica para o presidente no caso de ampliar ou conceder novos benefícios sociais em ano eleitoral, a exemplo do aumento no Auxílio Brasil, vale-gás e voucher caminhoneiro, anunciados na semana passada.

Contudo, o chefe do Planalto teme que as medidas, elaboradas como forma de melhorar sua imagem em meio à corrida para a reeleição, possam ferir a Lei Complementar nº 173, de 2020, que inseriu dispositivos inéditos no pleito deste ano e impedem o governo de realizar coisas que constituam medidas eleitoreiras.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação