DANOS MORAIS

Bolsonaro é condenado a pagar indenização a jornalista por fala sexista

Presidente Bolsonaro terá de pagar indenização de R$ 35 mil por insinuação sexual contra a repórter Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo

Rafaela Gonçalves
postado em 29/06/2022 18:06
 (crédito:  Evaristo Sa/AFP)
(crédito: Evaristo Sa/AFP)

A jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, venceu, por 4 votos a 1, o processo contra o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) por declarações consideradas sexistas. A repórter deverá receber uma indenização de R$ 35 mil pelo crime de ofensa à honra.

O julgamento da decisão em 2ª Instância do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) começou na semana passada. O desembargador Salles Rossi foi o único que acatou a tese da defesa do presidente e considerou não ter visto cunho sexista na fala do chefe do Executivo.

Durante uma entrevista concedida no dia 18 de fevereiro de 2020, em frente ao Palácio do Alvorada, o presidente insultou Patrícia, jornalista responsável por fazer uma série de reportagens que revelaram esquema de disparo de mensagens em massa contra o PT nas eleições de 2018.

“Ela [Patrícia] queria um furo. Ela queria dar o furo, dar o furo a qualquer preço", disse o Bolsonaro na ocasião.

Em março de 2021, a Justiça já havia condenado Bolsonaro em 1ª instância. Na época, a juíza da 19ª Vara Cível declarou que “restou evidente ter o réu no exercício individual do direito à liberdade de expressão violado a honra da autora, causando-lhe dano moral, devendo, portanto, ser responsabilizado”.

Em seus perfis nas redes sociais, a jornalista comemorou a vitória: “Ganhamos!!!! Por 4×1, o TJ de SP decidiu que não é aceitável um presidente da República ofender, usando insinuação sexual, uma jornalista. Uma vitória de todas nós mulheres”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação