INVESTIGAÇÃO

Pastores do MEC: defesa de ex-ministro pede anulação de processo no STF

Advogados argumentam que áudios são ilegais e não podem basear o inquérito contra Milton Ribeiro

Luana Patriolino
postado em 05/07/2022 23:49 / atualizado em 05/07/2022 23:50
Milton Ribeiro foi preso em uma investigação que apura o envolvimento dele nos crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência -  (crédito:  Valter Campanato / Agência Brasil)
Milton Ribeiro foi preso em uma investigação que apura o envolvimento dele nos crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência - (crédito: Valter Campanato / Agência Brasil)

A defesa do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir a anulação das investigações sobre o suposto esquema de favorecimento na liberação das verbas do MEC. Segundo os advogados, o inquérito é baseado em gravações obtidas de forma clandestina e anônima e, por isso, deve ser anulado.

“Usou-se e abusou-se do conteúdo da ilegal da gravação para se justificar e fundamentar o início, o meio e a conclusão das investigações que culminaram na vexatória e desnecessária prisão cautelar do peticionário [Ribeiro]”, afirma o pedido da defesa.

Ainda de acordo com os advogados, “resta impossível a sobrevivência e manutenção do inquérito fatalmente contaminado”.

O requerimento foi endereçado à ministra Cármen Lúcia — relatora do caso no STF. A Corte entrou em recesso nesta semana. No entanto, a magistrada informou que vai continuar dando expediente no gabinete.

Milton Ribeiro foi preso em uma investigação que apura o envolvimento dele nos crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência em um suposto envolvimento em um esquema para liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O caso foi descoberto em março deste ano e ficou conhecido como “Escândalo dos Pastores do MEC”. Em áudios divulgados pela imprensa, Ribeiro afirmou priorizar pastores aliados na liberação de recursos e ainda citou que o favorecimento era um pedido expresso do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O chefe do Executivo também é suspeito de interferir na Polícia Federal. Em gravações autorizadas pela Justiça, Ribeiro diz que foi avisado pelo presidente sobre a busca e apreensão da PF. Ele foi solto após decisão do desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação