eleições

Lula aumenta pressão para Ceciliano ficar com a vaga do Senado no Rio

Ex-presidente e Alckmin tentam acabar com a briga entre PT e PSB pela vaga ao Senado, disputada pelo presidente da Alerj e pelo deputado Alessandro Molon

Michelle Portela
postado em 07/07/2022 06:00
 (crédito: Ricardo Stuckert/PT)
(crédito: Ricardo Stuckert/PT)

Enquanto o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) cumpria agenda na Câmara dos Deputados, seu adversário direto na disputar a uma vaga de pré-candidato ao Senado pela esquerda no Estado do Rio, André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), publicou uma foto com o ex-presidente e candidato petista à sucessão de Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), e o vice em sua chapa, Geraldo Alckmin (PSB-SP), em suas redes sociais.

Embora tenha alta visibilidade na Câmara e ser egresso dos quadros petistas, Molon está sofrendo forte pressão para desistir de ser o candidato ao Senado na chapa da coligação PT, PSB, PCdoB, Rede, PSol e Cidadania. Inclusive, o candidato ao governo do estado pelo grupo, Marcelo Freixo (PSB), já admite preferir o petista para compor o palanque lulista no Rio.

A chegada de Lula ao Rio de Janeiro, ontem, para uma agenda de dois dias na capital fluminense, promete acelerar o debate sobre quem será o candidato ao Senado. Em princípio, a maior resistência a Molon vem do fogo amigo de Marcelo Freixo, que cobra do PSB o cumprimento do acordo pelo qual o PT teria prioridade à vaga ao Senado na chapa. O PSol, por sua vez, tem motivos para apoiar Molon, já que as legendas se ajustaram no Maranhão e no Piauí.

Entretanto, Molon e Ceciliano estão "empatados" na contagem interna das legendas da coalizão — cada um com o apoio de três partidos. Molon tem ao seu lado PSB, PSol e Rede, enquanto Ceciliano tem PT, PCdoB e PV. O PSol é o principal apoiador de Marcelo Freixo, tendo deixado a candidatura da jurista Luciana Boiteux de lado em favor do socialista.

Defensores de Ceciliano, que tem capilaridade eleitoral na Baixada Fluminense, lembram que Molon fez, nos últimos meses, acenos a adversários de Freixo, como o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), candidato ao governo do Rio, e Eduardo Paes (PSD), prefeito da capital fluminense.

Ontem à noite, Molon participou de uma agenda com Lula e representantes do carnaval carioca na quadra da Unidos da Tijuca, no Centro da cidade. "[A candidatura] continua sendo debatida entre as direções nacionais dos nossos partidos, mas serei candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro, isso é uma decisão irreversível", disse Molon.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.