Violência política

Estudo mostra aumento da violência política no primeiro semestre de 2022

O estudo compara a quantidade de casos entre 2022 e 2020, quando houve eleições municipais. O crescimento foi de 28% nos seis primeiros meses

Tainá Andrade
postado em 12/07/2022 00:27
 (crédito: Antonio Augusto/secom/TSE)
(crédito: Antonio Augusto/secom/TSE)

Um estudo feito pelo Observatório da Violência Política e Eleitoral, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), publicado nesta segunda-feira (11/7), mostra que houve um aumento de 23% nos casos de violência política no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2020, quando ocorreram as eleições municipais. 

A base para o levantamento são as notícias em veículos de comunicação, que são posteriormente checadas pela equipe de pesquisadores que compõe o Grupo de Investigação Eleitoral (Giel). São consideradas violências desta natureza as cometidas contra lideranças, ameaças, agressões, homicídios, atentados, homicídios de familiar, sequestros e sequestros de familiar.

O aumento já tinha sido registrado desde o primeiro trimestre deste ano, com 113 casos ocorridos — 28% a mais que em 2020. No segundo trimestre, foram 101 ocorrências, totalizando 214 casos no primeiro semestre de 2022.

Quanto à natureza da violência, nos últimos três meses foram registrados 37 ocorrências de ameaças, 27 casos de agressão, 19 de homicídios, nove atentados, cinco homicídios de familiares e dois sequestros. 

A violência política ganhou ainda mais destaque após o assassinato do tesoureiro do PT, Aloizio Arruda, morto por um apoiador de Jair Bolsonaro (PL), em Foz do Iguaçu. O crime ocorreu enquanto a vítima comemorava o aniversário de 50 anos, no último sábado (9/7), em uma festa temática do ex-presidente Lula. Após o crime, várias frentes estão se mobilizando para evidenciar o perigo eminente que está se formando nesta eleição em torno da incitação ao ódio causado pela polarização. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação