O ex-governador do Ceará e pré-candidato ao Planalto Ciro Gomes (PDT) comentou, nesta quarta-feira (13/7), os ofícios enviados por partidos aliados a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por medidas para diminuir a violência no período eleitoral. O pedetista afirmou que apoia a iniciativa, mas sugeriu ainda, em alfinetada a Lula, uma cláusula para que todos os signatários dos pedidos participem dos debates eleitorais.
“Qualquer iniciativa que defenda a paz e a normalidade no pleito tem o meu apoio. Mas sugiro, igualmente, que conste neste acordo uma cláusula com o compromisso firmado, por todos os signatários, de participarem de debates ao vivo nos meios de comunicação”, disse Ciro em suas redes sociais. “A troca ampla de ideias e o confronto de propostas são as maiores garantias de uma paz democrática duradoura”, completou.
Representantes de alguns partidos, inclusive do PT, encaminharam ao TSE um manifesto que propõe um “pacto de não agressão” entre as campanhas e os candidatos. Acho ótimo, mas proponho algo mais. pic.twitter.com/1Kv6A4AZS8
— Ciro Gomes (@cirogomes) July 13, 2022
Partidos pedem paz
Nesta quarta (13/7), o ministro Alexandre de Moraes, que assumirá o comando do TSE em agosto, recebeu representantes da federação que compõe a chapa de Lula, composta pelos partidos PT, PV, PSol, PCdoB, Rede e Solidariedade, que pediram que a Corte tome medidas para garantir a paz no período eleitoral.
Moraes recebeu ainda a senadora Simone Tebet e os presidentes nacionais do PSDB, Bruno Araújo, e do Cidadania, Roberto Freire, que entregaram um manifesto também pela paz nas eleições. “É dever das instituições garantir que a vontade popular expressa no voto possa se dar em clima de paz, harmonia e tranquilidade, com absoluta segurança”, pontua o documento.
Ciro Gomes é crítico da postura tanto de Lula quanto do presidente Jair Bolsonaro (PL) de evitarem os debates eleitorais. A coligação que forma a chapa de Lula, inclusive, chegou a sugerir que os debates sejam limitados a três e realizados em conjunto por diversos veículos de comunicação.
Saiba Mais
- Blogs Redirect Juros maiores e piora no fiscal fazem IFI aumentar projeção para a dívida pública bruta
- Política Simone Tebet propõe pacto de não agressão entre candidatos
- Política "Se a viúva estivesse lá, eu conversava", diz Bolsonaro sobre ligação
- Diversão e Arte Anos Rebeldes: os 30 anos da série que inspirou caras-pintadas e gerou reação do Exército
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.