ASSASSINATO DE PETISTA

Ato em memória de Marcelo Arruda pede pelo fim da violência política

Lideranças políticas, representantes religiosos, indígenas e familiares homenagearam o dirigente petista, pedindo por mais paz e menos violência no contexto político

Rafaela Gonçalves
postado em 17/07/2022 17:14 / atualizado em 17/07/2022 17:14
O ato foi realizado na Praça da Paz, centro de Foz do Iguaçu, contou com as presenças da deputada federal Gleisi Hoffmann, o ex-senador do Paraná Roberto Requião, além de autoridades locais -  (crédito:  Christian Rizzi/Estadão Conteúdo)
O ato foi realizado na Praça da Paz, centro de Foz do Iguaçu, contou com as presenças da deputada federal Gleisi Hoffmann, o ex-senador do Paraná Roberto Requião, além de autoridades locais - (crédito: Christian Rizzi/Estadão Conteúdo)

Familiares e amigos de Marcelo Arruda, guarda municipal e tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) assassinado por um bolsonarista no dia 9 de julho durante a própria festa de aniversário, realizaram neste domingo (17/7) um ato na Praça da Paz, em Foz do Iguaçu (PR). Lideranças políticas, representantes religiosos, indígenas e familiares homenagearam o dirigente petista, pedindo por mais paz e menos violência no contexto político.

Luiz Donizete, irmão de Marcelo, afirmou em discurso durante o ato que não tem dúvidas de que o homicídio do irmão foi "um ato político". "Aquele camarada [Guaranho] chegou lá e só teve aquela reação maldita porque viu um movimento [político] diferente do dele. E qual é o problema de o Marcelo ter um movimento diferente de qualquer outra pessoa?", questionou. Ele afirmou ainda que barrar a escalada de violência é importante para que outras famílias não sofram perdas. "A gente tem que ter um Brasil único, de brasileiros, que queiramos viver em paz.”

O advogado da família, Ian Vargas, explicou o andamento das investigações, após a Polícia Civil ter encerrado o inquérito na última sexta-feira (15/7), com o indiciamento de homicídio qualificado por motivo torpe. “A polícia se nega a dizer que foi situação de intolerância política, e tenta transformar o caso em situação de briga comum. Mas o Ministério Público tem autonomia para dizer que foi um caso de intolerância política”, declarou Vargas, que agora aguarda a denúncia do Ministério Público.

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, que esteve presente no ato, teceu críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) em repúdio à violência política. “Não podemos deixar normalizar crimes e assassinatos como esse, sob pena de transformarmos um processo político, eleitoral, em um banho de sangue da população brasileira. O caso do Marcelo não é um caso isolado, não é uma briga de vizinho, que já seria trágica, mas não é”, disse. A deputada lembrou de outros assassinatos por motivação política, como os recentes de Bruno Pereira e Dom Phillips e de Marielle Franco.

O evento também contou com apresentação musical de povos originários, ato ecumênico e falas de organizações locais de segurança, como o Movimento de Policiais Antifascismo. Lideranças políticas locais e familiares lembraram da trajetória de Marcelo e disseram que darão continuidade à sua luta pela igualdade e liberdade de expressão. Ao final do ato, balões brancos com sementes de árvores foram soltos no céu de Foz do Iguaçu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação