Processo eleitoral

Bolsonaro antes de agenda com embaixadores: "Não dormi, com febre, gripe"

Bolsonaro marcou um encontro com embaixadores para "provar" fraude nas urnas eletrônicas nas eleições de 2014 e 2018

Ingrid Soares
postado em 18/07/2022 14:01
 (crédito: Reprodução/Instagram @jairmessiasbolsonaro)
(crédito: Reprodução/Instagram @jairmessiasbolsonaro)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (18/7) não ter dormido durante a noite. O chefe do Executivo relatou ter tido febre e gripe a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada. "Não dormi a noite toda, febre, gripe", afirmou, enxugando o nariz com as costas das mãos e voz rouca.

A indisposição do presidente ocorre no mesmo dia em que ele marcou uma reunião com cerca de 40 embaixadores fora da agenda oficial. A intenção, segundo o presidente, é mostrar como foram as eleições de 2014 e 2018. Bolsonaro tem feito reiterados ataques às urnas eletrônicas, afirmando que houve fraude. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no entanto, já desmentiu a afirmação.

O encontro será na residência oficial. Participarão o general da reserva Walter Braga Netto, apontado por Bolsonaro como seu vice para compor a chapa de 2022 na tentativa de reeleição; e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, recusou o convite. Em resposta à Presidência, Fachin alegou que, como presidente da Corte que julga a legalidade das ações de pré-candidatos e candidatos, "o dever de imparcialidade impede de comparecer a eventos por eles organizados". Além de Fachin, o ministro Luiz Fux, que preside o Supremo Tribunal Federal (STF), também foi convidado, mas não confirmou presença.

Também foram chamados os presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Emmanoel Pereira; e do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes. Destes, apenas Pereira disse que vai.

A iniciativa de convidar os representantes do Judiciário e do TCU partiu de uma sugestão feita por assessores da Presidência da República. Bolsonaro afirmou que apresentará um Power Point com documentos sobre os resultados das eleições de 2014, 2018 e 2020. No encontro, o pré-candidato à reeleição deve, mais uma vez, desacreditar a segurança do processo eleitoral brasileiro e atacar o uso das urnas eletrônicas.

"Eu marquei pra segunda-feira um encontro com 50 embaixadores ou mais para discutirmos sobre o segundo turno de 2014. (…) Vamos mostrar 2014 e eleições de 2018, onde eu ganhei no primeiro turno. Agora, eu falo isso não é da boca para fora, é comprovado", disse Bolsonaro na última terça-feira em conversa com apoiadores na porta do Palácio da Alvorada. O presidente repete a declaração feita desde 2020, quando prometeu apresentar tais provas, mas nunca o fez.

O encontro também servirá para um contraponto à decisão do ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de ampliar a presença de missões estrangeiras como observadoras das eleições gerais, a contragosto do Planalto. Bolsonaro também pretende rebater palestras no exterior do próprio Fachin e do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), nas quais alertaram a comunidade internacional para os riscos de ruptura democrática no Brasil.

O presidente da República deu a entender que a reunião com embaixadores é, ainda, uma "resposta" a Fachin. Recentemente, a Corte Eleitoral fez uma reunião com os representantes das embaixadas para mostrar como funcionam as urnas eletrônicas brasileiras.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação