Defesa da democracia

Após ataque às urnas de Bolsonaro, Ciro Gomes dispara: "Horrendo espetáculo"

Pré-candidato do PDT define que falas de Bolsonaro representam "vários crimes de responsabilidade"

Raphael Felice
postado em 18/07/2022 21:00 / atualizado em 18/07/2022 21:49
As declarações de Bolsonaro também foram criticadas por outros presidenciáveis -  (crédito: Divulgação/ XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios)
As declarações de Bolsonaro também foram criticadas por outros presidenciáveis - (crédito: Divulgação/ XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios)

O pré-candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, foi ao Twitter, nesta segunda-feira (18/7), para reprovar o presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos novos ataques às urnas eletrônicas e ao Supremo Tribunal Federal promovidos durante um evento oficial com embaixadores de cerca de 40 países.

Ciro definiu as declarações de Bolsonaro realizadas hoje durante a reunião como “horrendo espetáculo", e afirmou que após o ocorrido, o chefe do Poder Executivo não pode mais continuar no cargo e que nunca em toda a história moderna do mundo, o presidente de um país democrático de relevância, como o Brasil, teve um episódio semelhante.

— Ciro Gomes (@cirogomes) July 18, 2022 ">

Ciro Gomes afirmou ainda que Bolsonaro cometeu “vários crimes de responsabilidade” durante as falas expostas na reunião e que “não há mais paciência política nem armadura institucional capazes de suportar tamanho abuso''.

— Ciro Gomes (@cirogomes) July 18, 2022 ">

As declarações de Bolsonaro também foram criticadas por outros presidenciáveis, como Simone Tebet e o ex-presidente Lula.

Na tarde de hoje (18/07), o presidente Jair Bolsonaro convocou uma reunião diplomática com transmissão ao vivo pela TV estatal para fazer ataques ao processo eleitoral com base em teorias da conspiração e sem apresentar provas. O mandatário chegou a dizer que as eleições municipais de 2020 não deveriam acontecer e voltou a usar um inquérito sigiloso sem conclusão da Polícia Federal para corroborar a tese.

Após o encontro, a Secretaria Especial de Comunicação Social divulgou uma nota apontando que Bolsonaro "sublinhou aos titulares e representantes diplomáticos presentes seu desejo de aprimorar os padrões de transparência e segurança do processo eleitoral brasileiro. Enfatizou que a prioridade é assegurar que prevaleça, de modo inquestionável, a vontade do povo brasileiro nas eleições que se realizarão em 2 de outubro próximo".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação