Democracia

Tebet diz que Bolsonaro possui "coleção de ataques à democracia"

Senadora e pré-candidata à presidente da República criticou novo ataque de Jair Bolsonaro às urnas em reunião com embaixadores

Raphael Felice
postado em 18/07/2022 18:56 / atualizado em 18/07/2022 19:01
Tebet reiterou a sua confiança na Justiça Eleitoral brasileira e no sistema de votação por urnas eletrônicas.
 -  (crédito:  Ed Alves/CB)
Tebet reiterou a sua confiança na Justiça Eleitoral brasileira e no sistema de votação por urnas eletrônicas. - (crédito: Ed Alves/CB)

A pré-candidata à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet, disse em comunicado à imprensa nesta segunda-feira (18), que o presidente Jair Bolsonaro (PL) “passou dos limites” ao atacar, mais uma vez, o poder Judiciário e o processo eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores de dezenas de países. A senadora afirmou que o chefe do poder Executivo possui uma “coleção” de ataques à democracia.

"Já passou dos limites a coleção de ataques à democracia que o presidente da República acumula. Desta vez, usando instrumentos oficiais, dentro do Palácio da Alvorada, faz o Brasil passar vergonha diante de embaixadores dos principais países do mundo, ao tentar desacreditar o sistema eleitoral brasileiro, Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Repete costumeiro proselitismo político para confundir a população e esconder notória incapacidade de governar", disse a senadora em nota. 

Tebet reiterou ainda a confiança no TSE e mencionou o Manifesto pela Paz nas Eleições, entregue ao ministro Alexandre de Moraes, que presidirá o TSE durante as eleições, no último dia 13 de julho. A pré-candidata também “espera que os demais pré-candidatos manifestem no TSE sua confiança nas urnas eletrônicas para todos os brasileiros. É urgente declarar o compromisso com as nossas instituições, com a integridade do processo eleitoral e com exercício democrático”, posicionou.

Leia a nota na íntegra

A senadora Simone Tebet, pré-candidata à Presidência da República pelo MDB, afirma que já passou dos limites a coleção de ataques à democracia que o presidente da República acumula. Desta vez, usando instrumentos oficiais, dentro do Palácio da Alvorada, faz o Brasil passar vergonha diante de embaixadores dos principais países do mundo, ao tentar desacreditar o sistema eleitoral brasileiro, Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Repete costumeiro proselitismo político para confundir a população e esconder notória incapacidade de governar.

Simone, através do Manifesto pela Paz nas Eleições, entregue ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, futuro presidente do TSE, no último dia 13/07, reiterou a sua confiança na Justiça Eleitoral brasileira e no sistema de votação por urnas eletrônicas.
A senadora acredita que o pacto pela paz nas eleições entre os candidatos a Presidente da República também passa pela defesa pública desde já na nossa Justiça Eleitoral. E espera que os demais pré-candidatos manifestem no TSE sua confiança nas urnas eletrônicas para todos os brasileiros. É urgente declarar o compromisso com as nossas instituições, com a integridade do processo eleitoral e com o exercício democrático.

Assessoria de Imprensa
Pré-Campanha Senadora Simone Tebet

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação