Governo de São Paulo

Haddad articula para ter Marina Silva ou Jonas Donizette como vice

A decisão sobre vice de Fernando Haddad nas eleições para o governo de São Paulo terá que ser anunciada até 5 de agosto, data final das convenções partidárias

Tainá Andrade
postado em 24/07/2022 20:39
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O cargo de vice-governador na chapa de Fernando Haddad (PT) em São Paulo ainda pode ser ocupado por Marina Silva, mesmo a ex-ministra já ter negado o convite. Segundo os interlocutores da campanha estadual, a articulação tem sido feita pelo próprio ex-prefeito e se manterá até 5 de agosto, última data para o fim das convenções.

No último sábado (24/7), Haddad foi aprovado como candidato do partido ao governo de São Paulo, mas não mencionou quem ocupará o cargo de vice. Até o momento, quem deveria indicar um nome deveria ser o PSol, já que é o segundo maior partido da coligação chamada Federação Brasil Esperança, a união de siglas da esquerda.

O candidato petista tem negociado a possibilidade de o Psol desistir de se tornar vice na chapa. A ex-ministra do meio ambiente é da Rede, mas fontes confirmaram, reservadamente ao Correio, que outro nome envolvido na especulação para o cargo é o de Jonas Donizette (PSB), ex-prefeito de Campinas.

Haddad e Donizette encabeçaram a gestão de regiões em São Paulo na mesma época. Segundo o Blog da Rose, do portal da Band, houve pedidos de caciques petistas para que o político do PSB adiasse até amanhã (25/7) a live em que anunciaria a candidatura a deputado federal.   

O candidato petista ainda tem até 5 de agosto para bater o martelo sobre a aproximação com o União Brasil e garantir o apoio na campanha paulista. Para essa etapa de negociação, estariam envolvidos o próprio candidato do partido à presidência da República, Luciano Bivar. Além de Antonio Rueda, que tem sido sondado pelos articuladores da campanha de Rodrigo Garcia (PSDB).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação