Eleições 2022

Empresário justifica voto em Lula: "Não é uma eleição normal"

Em artigo, empresário e economista Gustavo Ioschpe, que nunca votou no PT, afirma: 'Escolherei a vida e a democracia'

Silvia Pires - EM
postado em 26/07/2022 10:15
Empresário Gustavo Ioschpe diz que errou ao anular seu voto nas últimas eleições
 -  (crédito: Unibes Cultural/Divulgação)
Empresário Gustavo Ioschpe diz que errou ao anular seu voto nas últimas eleições - (crédito: Unibes Cultural/Divulgação)

O economista e empresário Gustavo Ioschpe declarou que vai votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de outubro, em artigo publicado na Folha de S.Paulo, nesta segunda-feira (25/07). No texto, ele diz nunca ter votado no PT, mas que, desta vez, "a escolha é fácil".

O empresário afirma que, apesar de Lula estar longe de ser o cenário ideal, a reeleição do presidente Jair Bolsonaro só traria prejuízos para o país. "Os eventuais erros do governo petista podem ser sanados na gestão seguinte. Todavia, mais quatro anos de Bolsonaro devem gerar uma destruição em tantas áreas que perderemos uma geração", afirma.

Ele também diz que errou ao anular seu voto nas últimas eleições. "Ambas as candidaturas me pareciam inapoiáveis (sic). Em retrospecto, vejo que errei. E não repetirei o erro. Entre a esquerda e a direita, escolherei a vida e a democracia", declarou.

Em uma analogia com o comando de um barco, ele diz que esta "não é uma eleição normal". "A escolha é entre aquele que nos fará chegar a um lugar indesejado versus um piromaníaco que está tacando fogo no navio", escreveu.

No artigo, Ioschpe cita a condução de Bolsonaro durante a pandemia, que desestimulou o uso de máscara pela população e promoveu boicote à vacinação infantil. "Poderia me estender na longa lista de crimes e patacoadas perpetrados por Bolsonaro para justificar a decisão de não votar nele, mas é desnecessário. Deveria bastar o descaso com a vida alheia para que qualquer político fosse banido", disse.

Ele ainda rebate argumentos usados por apoiadores do presidente. Para o empresário, Bolsonaro não é um bom cristão e a defesa do porte de armas contradiz seu discurso. "Se você acredita que Bolsonaro compartilha os seus valores, ou você está se enganando sobre quem você é, ou está sendo enganado sobre quem ele é", aponta.

De forma irônica, Ioschpe faz um paralelo entre a alegação de que o PT vai transformar o país em uma Venezuela e o decreto de estado de emergência, que muda a PEC dos Benefícios e expande auxílios prestados à população em ano eleitoral.

O "Beabá da Política"

A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação