Eleições 2022

Bolsonaro "deve lembrar que pode não ter 2º turno", diz Lula sobre debates

Tanto Lula quanto Bolsonaro vem sendo criticados pelos adversários por não participarem de debates e sabatinas no período eleitoral

Victor Correia
postado em 27/07/2022 12:15
 (crédito:  Evaristo Sa/AFP)
(crédito: Evaristo Sa/AFP)

O ex-presidente e candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (27/7) que a proposta para realização de debates em pool ocorre para "não ficar refém de uma infinidade de debates". Ele disse, ainda, que debateria com qualquer pessoa e criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) por só querer participar dos confrontos no segundo turno.

"Nós fizemos a proposta de que fossem três debates em um pool, para podermos viajar o Brasil e não ficar refém de uma infinidade de debates. Eu vou em debate com qualquer pessoa. O Bolsonaro só quer ir no segundo turno. Mas ele tem que lembrar que pode não ter segundo turno", disse o ex-presidente em sua conta no Twitter.

Os sete partidos que compõem a chapa de Lula - PT, PCdoB, PV, Psol, PSB, Rede e Solidariedade - sugeriram a realização de debates realizados de forma conjunta por vários veículos de comunicação e limitados a apenas três no período eleitoral. Lula e Bolsonaro vêm sendo criticados por não participarem dos debates até o momento. As emissoras TV Bandeirantes adiou e CNN cancelou os programas marcados para o início de agosto pela ausência dos dois, que lideram as pesquisas de intenção de voto até o momento.

"Eu não sou político de gabinete que só espera debate para aparecer. Eu gosto de viajar, de ver, de abraçar as pessoas. Quando recebermos a resposta do pedido que fizemos estarei pronto para fazer os debates", completou Lula.

Bolsonaro: "Quem sabe num debate"

Na convenção nacional do PL, que oficializou a candidatura de Bolsonaro à reeleição no último domingo (24/7), o presidente desafiou Lula a participar de debates. "Não teria aqui adjetivo para qualificá-lo [Lula] nesse momento. Quem sabe num debate, caso ele esteja presente", afirmou Bolsonaro. Ele, porém, também não participou dos debates e sabatinas realizados até agora.

Ciro Gomes (PDT), por sua vez, criticou a atitude dos dois adversários. "Eu quero debater. Bolsonaro e Lula, não. É o silêncio dos inocentes? Não. É o silêncio dos culpados", disse o candidato em suas redes sociais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação