Eleições 2022

Presidente do PL se reúne com Fachin no TSE para "visita institucional"

Encontro acontece uma semana após presidente Jair Bolsonaro (PL) atacar sistema eleitoral brasileiro em evento com embaixadores

Luana Patrolino
Isadora Albernaz*
postado em 27/07/2022 20:10 / atualizado em 27/07/2022 20:10
 (crédito:  José Cruz/ABr)
(crédito: José Cruz/ABr)

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, se reuniu nesta quarta-feira (27/6), com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, para uma "visita institucional". O encontro ocorreu uma semana após o presidente Jair Bolsonaro (PL) convocar os embaixadores para uma reunião, onde ele atacou o processo eleitoral brasileiro.

Ao final da audiência com o magistrado, Costa Neto não falou com a imprensa. A reunião estava marcada para iniciar às 18h15, na sede da Corte, e durou cerca de 30 minutos. Nesta semana, em resposta à Justiça Eleitoral, o PL negou cunho político no evento do chefe do Executivo com os diplomatas.

A sigla argumentou ainda que não cabe à Justiça Eleitoral analisar as falas de Bolsonaro no evento.

"Pelo que, de plano, revela-se imprópria a opção pela inclusão do partido político no polo passivo da demanda. Em suma: cuidou-se de ato de governo, em agenda oficial do Presidente da República, sem qualquer participação do PL, não havendo qualquer sentido na tentativa de responsabilização da agremiação a que filiado o Sr. Jair Bolsonaro, como se se estivesse diante de ato de campanha”, disse o PL.

No encontro com os diplomatas, o presidente fez uma série de ataques ao processo eleitoral brasileiro, além de disseminar fake news sobre as urnas eletrônicas. A sigla teve que se manifestar após diversos partidos de oposição acionarem a Justiça, entre eles, PDT, Rede e PCdoB e PT. Eles alegaram desinformação, propaganda antecipada e afirmaram que Bolsonaro buscou promoção pessoal visando as eleições, pois foram exibidas imagens das motociatas que ele vem promovendo em todo país. A legendas também pediram a retirada dos vídeos da reunião das redes sociais.

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação