7 DE SETEMBRO

Bolsonaro convida chefes de Estado para protestos do 7 de Setembro

Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, já confirmou presença na celebração que marcará os 200 anos da Independência do Brasil

Luana Pedra - Estado de Minas
postado em 01/08/2022 14:17
Em 2021, os protestos do 7 de Setembro organizados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), ficaram marcados por críticas e ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF), e descredibilização das urnas eletrônicas brasileiras -  (crédito: Reprodução: Redes Sociais)
Em 2021, os protestos do 7 de Setembro organizados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), ficaram marcados por críticas e ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF), e descredibilização das urnas eletrônicas brasileiras - (crédito: Reprodução: Redes Sociais)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) convidou governantes de países de língua portuguesa para as festividades em homenagem ao 7 de Setembro, que neste ano, marcam os 200 anos da Independência do Brasil. A informação foi confirmada pelo Itamaraty.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, até o momento, os convidados internacionais para comemorar a data foram os chefes de Estado Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal), João Lourenço (Angola), José Maria Neves (Cabo Verde), Umaro Sissoco Embaló (Guiné-Bissau), Filipe Nyusi (Moçambique), Carlos Vila Nova (São Tomé e Príncipe) e José Ramos-Horta (Timor-Leste).

A viagem do presidente português já foi confirmada pelo Parlamento do país e Rebelo deve chegar ao Brasil no dia 6 e permanecer até 10 de setembro.

Durante a convenção do PL, realizada em 24 de julho, Bolsonaro convocou o seu eleitorado a participar dos desfiles do feriado da Independência do Brasil, afirmando que o povo iria às ruas "pela última vez".

 Depois de dois anos sem a presença dos militares por causa da pandemia, a expectativa é de que 4.500 servidores dasa Forças Armadas façam parte do desfile na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O presidente estará na capital federal nesse momento, pela manhã, mas logo depois seguirá para o Rio de Janeiro, onde será a concentração dos protestos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação