Eleições 2022

Chapa de Lula e Alckmin registra candidatura à Presidência da República no TSE

Os dois concorrerão pela Coligação Brasil da Esperança, composta pela federação FE BRASIL (PT/PV/PC do B), federação PSOL/REDE, PSB, Solidariedade, Avante e o Agir

Correio Braziliense
postado em 06/08/2022 22:04
O nome de Lula é apoiado por nove partidos  -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
O nome de Lula é apoiado por nove partidos - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Neste sabado (6/8), os advogados da campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informaram que pediram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o registro da candidatura do petista à Presidência da República, com o vice da chapa sendo o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB). Até o momento, o presidente Jair Bolsonaro (PL), principal opositor de Lula na disputa pelo Palácio do Planalto, ainda não registrou sua candidatura.

Segundo os advogados, o pedido de registro foi feito pela representante da coligação Brasil Esperança, Gleisi Hoffmann (PT), e pelos escritórios Aragão e Ferraro Advogados e Zanin Martins Advogados. Lula e Alckmin concorrerão na eleição presidencial deste ano pela Coligação Brasil da Esperança, composta pela federação FÉ BRASIL (PT/PV/PC do B), federação PSOL/REDE, PSB, Solidariedade, Avante e o Agir.

Como funciona? 

Os pedidos de registro de candidato devem ser entregues até às 19h do dia 15 de agosto do ano eleitoral. Para candidatos a presidente e a vice-presidente da República, as solicitações serão feitas no TSE. Até lá, as siglas - podem retirar as candidaturas desde que os filiados do partido tenham dado permissão à executiva. 

Para senador, deputado federal, governador e vice-governador, deputado distrital e deputado estadual, nos TREs; e, para vereador, prefeito e vice-prefeito, nos juízos eleitorais. Não será admitido registro de um mesmo candidato para mais de um cargo eletivo.

Até o momento, há registro de apenas quatro candidaturas no TSE: Felipe D'Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação