Planos de saúde

Senado deve votar rol taxativo da ANS em 29 de agosto

Proposta que obriga planos de saúde a cobrirem tratamentos fora do rol da ANS ainda será debatida em sessão temática no próximo dia 23

Raphael Felice
postado em 09/08/2022 15:39 / atualizado em 09/08/2022 15:40
 (crédito:  Waldemir Barreto/Agência Senado)
(crédito: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Senado Federal só deve votar no dia 29 de agosto o Projeto de Lei que obriga planos de saúde a cobrirem procedimentos terapêuticos e tratamentos fora da lista estabelecida pela Agência Nacional de Saúde (ANS) (PL 2033/2022).

Havia um acordo para que a proposta legislativa já aprovada na Câmara dos Deputados na última semana fosse para o Plenário do Senado na próxima sessão, marcada para esta quarta-feira (10/8), mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comunicou que o PL 2033/2022 será analisado somente no fim do mês.

Antes da votação no dia 29, o PL de relatoria do senador Romário (PL-RJ) deve passar ainda por uma sessão temática de debates, marcada para o dia 23 de agosto. 

“A Presidência informa que será realizada sessão de debates temáticos, no dia 23 de agosto, para debater o Projeto de Lei 2033/2022, da Câmara dos Deputados, que trata sobre o rol taxativo da ANS. Após o debate, a matéria será pauta no Plenário do Senado Federal, no dia 29 de agosto, sob a relatoria do senador Romário”, diz o comunicado de Pacheco.

O projeto

A discussão sobre o rol de tratamentos da ANS surgiu após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que definiu um rol taxativo de tratamentos os quais os planos de saúde são obrigados a cobrir. Ou seja, os convênios não seriam obrigados a dar cobertura a tratamentos fora dessa lista, que hoje possui 3.368 eventos em saúde, incluindo consultas, exames, terapias e cirurgias, além de medicamentos e órteses/próteses vinculados a esses procedimentos. Esses serviços médicos devem ser obrigatoriamente ofertados de acordo com o plano de saúde.

Caso o Senado também aprove o projeto no próximo dia 29, as operadoras de saúde voltarão a ser obrigadas a cobrir eventos fora do rol taxativo, mas há uma série de critérios que precisarão ser observados nesses casos:

- O tratamento receitado precisa de eficácia comprovada em evidências científicas e plano terapêutico;

- recomendações pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS);

- Autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e existência de recomendação de, no mínimo, um órgão de avaliação de tecnologias em saúde que tenha renome internacional, desde que sejam aprovadas também para seus nacionais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação