ELEIÇÕES 2022

Lula questiona Bolsonaro sobre urna: 'Se pudesse roubar, eu não estaria lá'

Candidato à Presidência da República, Lula afirmou que urna eletrônica é confiável e que Bolsonaro, rival no pleito, não deveria questioná-la

Estado de Minas
postado em 09/08/2022 15:14
Lula durante palestra com empresários nesta terça-feira, na Fiesp -  (crédito: Reprodução/YouTube Lula)
Lula durante palestra com empresários nesta terça-feira, na Fiesp - (crédito: Reprodução/YouTube Lula)

Candidato à Presidência da República nas eleições de outubro de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (09/08), que confia nas urnas eletrônicas e questionou o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, por suspeitar do sistema. Lula foi presidente do Brasil entre 2003 e 2010 e disse que não venceria se o método fosse passível de interferências.

"Eu mesmo sou grato, porque fui eleito duas vezes presidente pelo voto eletrônico. Eu acho que se pudesse roubar, eu não estaria lá", afirmou, durante palestra para empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Lula também citou Dilma Rousseff (PT), eleita presidente em 2010 e 2014, e completou criticando Bolsonaro. "Eu acho que na eleição de 2014, se pudesse roubar pelo voto eletrônico, certamente a Dilma não tinha ganho aquelas eleições. E o cidadão que é eleito desde 1998 pela urna eletrônica, qual o direito ele tem de colocar em suspeição?".

Bolsonaro foi deputado federal pelo Rio de Janeiro de 1991 a 2018, quando eleito presidente da República. Nessa segunda-feira (8), durante participação no Flow Podcast, Bolsonaro voltou a criticar as urnas eletrônicas.

Em 18 de julhoo, Bolsonaro e o governo federal realizaram um evento no Palácio da Alvorada com embaixadores de diversos países. No encontro, as urnas eletrônicas estiveram na pauta, e o presidente também fez afirmações - sem provas - que colocam o sistema de votação do Brasil em suspeita.

Eleições 2022

Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe d'Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) são outros nomes que se colocam como candidatos à Presidência da República.

As eleições acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação