São Paulo

Entidades pedem respeito à democracia em lançamento de manifesto

Sindicalistas, empresário e entidades da sociedade civil lançaram no salão nobre da Faculdade de Direito da USP, nesta quinta-feira (11/8), manifesto em defesa da democracia e do Estado democrático de direito

Henrique Lessa
postado em 11/08/2022 12:30 / atualizado em 11/08/2022 12:33
Ex-ministro da Justiça José Carlos Dias faz a leitura do manifesto  -  (crédito: Reprodução Youtube/Direito-USP)
Ex-ministro da Justiça José Carlos Dias faz a leitura do manifesto - (crédito: Reprodução Youtube/Direito-USP)

Entidades da sociedade civil lançaram um manifesto em defesa da democracia e do Estado democrático de direito na manhã nesta quinta-feira (11/8), no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Com um expressivo público acompanhando ao lado de fora do prédio, por meio dos telões instalados no Largo São Francisco, no centro de São Paulo, o lançamento solene contou com discursos de diversas entidades, a maioria falando usando o termo “lutas pela democracia”.

Apesar da unidade, os tons das falas eram diversos expressados por entidades como União Nacional dos Estudantes (UNE), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB/SP), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Ao final da fala do representante da Força Sindical, o presidente de entidade, Miguel Torres, chamou os presentes a realizar uma assembleia, dar as mãos e acompanhar os gritos de ordem que chamou pela democracia: “A luta faz a lei e garante a democracia”. Pegos de surpresa, com um desconforto, mas de forma risonha, alguns dos participantes, oriundos da comunidade jurídica e empresarial, seguiram a convocatória do sindicalista e deram as mãos no salão nobre onde acontecia o evento.

José Carlos Dias (82), advogado, presidente da Comissão Arns e ex-ministro da Justiça entre 1999 e 2000, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, fez a leitura da carta sob o aplauso dos presentes no salão nobre.

O professor Celso Fernandes Campilongo, diretor da Faculdade de Direito da USP, ressaltou que outras 59 faculdades de direito do país fizeram o credenciamento para a transmissão ao vivo da cerimônia.

A expectativa é de que o público no entorno do Largo São Francisco em São Paulo aumente para o evento seguinte, que é o manifesto de indivíduos da sociedade civil e já conta com quase 1 milhão de subscrições


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação