ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro tem dois dias para se manifestar ao MPE sobre reunião com embaixadores

Órgão alega que o presidente pode ter cometido propaganda eleitoral antecipada. Em evento com diplomatas, Bolsonaro atacou as urnas e exibiu imagens de motociatas

Luana Patriolino
postado em 11/08/2022 23:20
 (crédito: Alan Santos/PR)
(crédito: Alan Santos/PR)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fixou um prazo de dois dias para o presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentar uma defesa sobre uma suposta propaganda eleitoral antecipada durante reunião com embaixadores no dia 18 de julho, no Palácio do Planalto. A decisão foi da ministra Maria Claudia Bucchianeri.

A manifestação deverá ser encaminhada ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Segundo o órgão, o presidente usou a reunião para se promover politicamente.

“Cabe ver no discurso do representado o equivalente a pedido de voto nele próprio e de não voto no candidato oponente nomeado no discurso, que se beneficiaria da concatenação aludida pelo representado, e, afinal, em não voto, igualmente, em todos os demais candidatos, dada a intrínseca consequência do discurso de gerar na população o descrédito no modelo fraudulento e, portanto, a disposição de não votar em quem quer que seja, que não o candidato que se apresenta como principal vítima”, diz o documento assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco.

A PGE também solicitou a remoção dos vídeos sobre a reunião das redes sociais. Na quarta-feira (10/8), o YouTube anunciou a retirada do material da plataforma.

No mês passado, Jair Bolsonaro reuniu embaixadores em uma cerimônia no Palácio do Planalto e fez diversas acusações, sem provas, sobre a confiabilidade do processo eleitoral brasileiro. O presidente também atacou o Judiciário na cerimônia e acusou os magistrados de tentarem “desestabilizar” o seu governo. No mesmo evento, ele também exibiu imagens das ‘motociatas’ que vem promovendo em todo país.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação