PODCAST DO CORREIO

'Podcast do Correio' recebe o ministro aposentado do STF Marco Aurélio Mello

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) falou, entre outros assuntos, sobre eleições e urnas eletrônicas

Aline Gouveia
postado em 11/08/2022 21:27
 (crédito: Reprodução/Youtube)
(crédito: Reprodução/Youtube)

Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello foi o quarto entrevistado do Podcast do Correio, programa semanal do Correio Braziliense que promoverá debates sobre política local e nacional.

Marco Aurélio atuou durante 31 anos no STF. "Aposentado, mas não inativo", ressaltou ele, em entrevista aos jornalistas Denise Rothenburg e Carlos Alexandre de Souza. O ministro aposentado relembrou a atuação no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e assegurou que o sistema eletrônico é seguro e que confia "totalmente" nas urnas.

"Eu presidi, em 1996, as primeiras eleições informatizadas, quando era uma incógnita o resultado do sistema. E de 1996 para cá, não tivemos nenhuma impugnação minimamente séria", conta.

Ele também criticou os ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral. "Penso que é um ato falho do presidente tentar desmerecer a urna eletrônica, porque qual foi o sistema mediante o qual ele logrou a eleição? Quando ele critica e coloca em dúvida a lisura do sistema, ele dá o exemplo", alertou o ministro aposentado.

Outro tema discutido no programa foi a Carta pela Democracia, lida nesta quinta-feira (11/08) em São Paulo. Marco Aurélio afirmou que assinou a carta. "Eu li o texto e achei muito razoável, porque apenas ressalta, em si, a democracia e também a valia o sistema eletrônico de votação", diz. No entanto, o ministro aposentado avaliou que o manifesto perdeu o caráter institucional e passou a ser partidário.

Acerca do cenário de polarização política, ele defendeu a "abertura do leque para que os eleitores escolham os candidatos". "Com a polarização, do ex-presidente contra o presidente atual, nós praticamente inviabilizamos o surgimento de um terceiro nome", defendeu. 

O podcast do Correio

O podcast está disponível no Spotify e no Apple Podcasts, além do estar disponível em formato de vídeo no canal do Correio Braziliense no YouTube.

Com apresentação das jornalistas Denise Rothenburg e Ana Maria Campos, ambas colunistas de Política do jornal e membros da bancada de entrevistadores do programa CB.Poder, realizado em parceria do Correio com a TV Brasília.

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação