Covid-19

Barroso envia à PGR acusação contra Bolsonaro por crimes durante a pandemia

A queixa-crime ficou parada nas mãos de Barroso desde 11 de abril, quando o processo foi distribuído para a relatoria dele

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 12/08/2022 21:54
A queixa-crime estava parada nas mãos de Barroso desde 11 de abril, quando o processo foi distribuído para a relatoria dele -  (crédito: Sergio Lima/AFP)
A queixa-crime estava parada nas mãos de Barroso desde 11 de abril, quando o processo foi distribuído para a relatoria dele - (crédito: Sergio Lima/AFP)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR), nesta sexta-feira (12/8), uma acusação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) feita pela Associação de Vítimas e Familiares da pandemia de Covid-19.

Para o grupo, o presidente cometeu nove crimes durante a gestão da pandemia. São eles: perigo para a vida ou saúde de outrem; subtração, ocultação ou inutilização material de salvamento; epidemia com resultado morte; infração de medida sanitária preventiva; charlatanismo; incitação ao crime; falsificação de documento particular; emprego irregular de verbas públicas e prevaricação (agir ou se omitir como funcionário público, contrariando a lei, para obter vantagem pessoal).

A queixa-crime estava parada nas mãos de Barroso desde 11 de abril, quando o processo foi distribuído para a relatoria dele.

A denúncia encaminhada à PGR é uma ação penal privada subsidiária da pública, processo previsto em caso de inércia do MP.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação