Eleições 2022

Simone Tebet defende fim da reeleição e do orçamento secreto em debate

Candidata do MDB à Presidência da República participou de evento promovido pela OAB-SP nesta quinta-feira (18/8)

Taísa Medeiros
postado em 18/08/2022 16:16 / atualizado em 18/08/2022 16:17
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Candidata ao Planalto pelo chamado centro democrático (MDB, PSDB, Cidadania e Podemos), Simone Tebet (MDB) participou na manhã desta quinta-feira (18/8) do debate “Hora do Voto”, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo (OAB-SP). Na ocasião, a senadora disse que, apesar de ter tido um segundo mandato quando foi prefeita, vê a reeleição como "o maior problema no Brasil", e que, por vezes, é a causa da corrupção. A candidata prometeu pôr fim à reeleição se eleita.

Além do posicionamento, Tebet voltou a criticar o chamado orçamento secreto. Outra promessa feita pela candidata foi no sentido de garantir a transparência às contas públicas. “Baixo um ato normativo exigindo que todos os ministros de estado deem transparência absoluta nas contas públicas do orçamento. No primeiro dia, ele vai dizer quem é o parlamentar que mandou recurso, para onde mandou esse recurso, para ver se, lá na ponta, esse dinheiro chegou", defendeu.

As pautas econômicas também seguem aparecendo no centro dos debates das eleições. No evento, Tebet afirmou que uma de suas prioridades será a reforma tributária, que irá aprovar em até seis meses do início do governo. Para isso, planeja aprovar o projeto no Senado, e enviá-lo para a Câmara ainda em tempo do final de seu mandato na Casa. “Pode não ser [a proposta] ideal, mas ela está boa”, argumentou.

Harmonia entre os poderes

Tebet defendeu, ainda, que o próximo presidente eleito terá a missão de restaurar a harmonia entre os poderes. “Me comprometo a sancionar qualquer lei aprovada pelo Congresso que restrinja excessos de qualquer autoridade no Brasil”, respondeu. “Mas muito do que vemos hoje é fruto do acirramento ideológico e do mal exemplo dado pelo presidente da República. Ele estimula que outras autoridades tirem seus monstros do armário.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação