ELEIÇÕES 2022

Busca e apreensão da PF: quem são os empresários bolsonaristas pró-golpe

Alexandre de Moraes deferiu a petição do senador Randolfe Rodrigues para iniciar investigação após trocas de mensagens em grupo do WhatsApp

Estado de Minas
postado em 23/08/2022 15:33 / atualizado em 23/08/2022 15:34
 (crédito: EVARISTO SA / AFP)
(crédito: EVARISTO SA / AFP)

Os oito empresários bolsonaristas que foram alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (23/8) estão ligados a diferentes setores. São eles: Luciano Hang, José Isaac Peres, Afrânio Barreira, Marco Aurélio Raymundo, Meyer Nigri, André Tissot e Ivan Wrobel e José Koury.

Os mandados de busca foram emitidos porque eles defenderam a realização de um golpe de Estado, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais, em outubro.

Petição

A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, que há uma semana foi empossado como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele deferiu a petição do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) sobre os empresários bolsonaristas, que teriam defendido o golpe em um grupo no WhatsApp.

Perfil dos empresários bolsonaristas

Luciano Hang (Havan)

É co-fundador e proprietário da Havan, uma das maiores redes do setor varejista brasileiro. Tem 59 anos e nasceu em Brusque, no interior de Santa Catarina. Tem um patrimônio líquido de US$ 4,8 bilhões, o décimo maior do Brasil, de acordo com a Forbes.

José Isaac Peres (Multiplan)

É economista e fundador do grupo Multiplan, que constrói e administra shoppings centers. Na capital mineira, são três unidades: BH Shopping, Diamond Mall e Pátio Savassi. José tem 82 anos e nasceu na capital do Rio de Janeiro. É um dos 62 brasileiros com mais de US$ 1 bilhão em 2022, segundo o ranking anual da Forbes.

Afrânio Barreira (Coco Bambu)

É engenheiro e proprietário do Grupo Coco Bambu, uma rede de restaurantes a la carte fundada por ele e a esposa, em 2001. Das 64 unidades, quatro ficam em Belo Horizonte e uma em Uberlândia. Afrânio tem 65 anos e é natural do Ceará.

Marco Aurélio Raymundo (Mormai)

É médico e criador da marca Mormaii, que vende roupas, artigos de surfe e outros produtos. Tem 73 anos e nasceu em Guaíba, no Rio Grande do Sul.

Meyer Nigri (Tecnisa)

Engenheiro e fundador da Tecnisa, empresa que atua no setor de incorporação, construção e vendas desde a década de 70. Tem 66 anos.

André Tissot (Sierra Móveis)

Fundou, em 1990, a Sierra Móveis, empresa especializada na venda de móveis de luxo. Tem sede em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Ivan Wrobel (W3 Engenharia)

É proprietário da W3 Engenharia, uma construtora de edifícios comerciais e residenciais fundada na década de 70 e com foco no Rio de Janeiro.

José Koury (Barra World Shopping)

É dono do Barra World Shopping, localizado no Rio de Janeiro. O empreendimento comercial e de lazer tem áreas com temáticas internacionais.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação