Eleições 2022

Em SC, Tebet diz que voltará com Ministério da Cultura se eleita

Presidenciável Simone Tebet lamentou também o reduzido número de candidatas mulheres no estado; candidata segue com agenda em Joinville e Itajaí nesta terça-feira (23/8)

Mariana Albuquerque*
postado em 23/08/2022 16:25 / atualizado em 23/08/2022 16:27
 (crédito: Flickr/ Simone Tebet )
(crédito: Flickr/ Simone Tebet )

Pré-candidata à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet esteve nesta terça-feira (23/8) em Joinville (SC), onde foi recebida com uma apresentação de ballet na escola Bolshoi. Na ocasião, Tebet prometeu fomentar a cultura e recriar o Ministério da Cultura em um possível governo.

A senadora também falou sobre o plano de governo que se estende à recuperação da estrutura de gestão pública do setor, como na ampliação das fontes de financiamento. Ela prometeu ampliar os recursos de leis de incentivo à cultura, caso da Lei Rouanet, hoje a principal fonte de financiamento das atividades do Bolshoi.

"Minoria em tudo"

Ainda em Joinville, a emedebista foi questionada sobre as candidaturas femininas e afirmou que esse problema não se restringe apenas ao governo de Santa Catarina, mas no Brasil como um todo. “A luta da mulher é árdua, mas tem tido grandes avanços. A gente não pode isolar um estado, temos que ver o conjunto da obra. A realidade é que somos a maioria da população, mas ainda somos minoria em tudo. Essa é uma cara lamentável do Brasil. Com os mesmos postos de trabalho, currículo e capacidade [dos homens], nós recebemos até 20% a menos. Se for uma mulher negra, chega a receber até 40% menos”, disse Tebet.

chapa presidencial de Tebet é formada integralmente por mulheres. A candidata a vice é a também senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação