Debate

Soraya diz que Bolsonaro é "tchuchuca" com homens e tigrão contra mulheres

Candidata que foi vice-líder do governo no Senado Federal defendeu jornalista Vera Magalhães, atacada pelo presidente Jair Bolsonaro

Raphael Felice
postado em 28/08/2022 23:03 / atualizado em 28/08/2022 23:12
 (crédito:  Miguel SCHINCARIOL/AFP)
(crédito: Miguel SCHINCARIOL/AFP)

A senadora Soraya Thronicke (União), candidata à Presidência da República, disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é “tchutchuca com outros homens” e “tigrão com outras mulheres” durante o debate eleitoral na TV Band, neste domingo (28). A senadora pelo Mato Grosso do Sul defendeu da jornalista Vera Magalhães, atacada por Bolsonaro após uma pergunta sobre vacinas. A candidata disse que é “tranquila e veio em paz”, mas que ficava “extremamente chateada” com a agressividade de Bolsonaro com mulheres.

"Quando homens são tchutchuca com outros nomes e vem pra cima da gente (mulheres) sendo tigrão, eu fico extremamente incomodada, fico brava. No meu estado tem mulher que vira onça, eu sou uma delas. Não aceito esse tipo de comportamento e xingamento para disseminar ódio entre brasileiros e nos dividir. Dizíamos sempre lá atrás que o PT nos separava para nos manipular e manobrar todo mundo. Este governo (Bolsonaro) age da mesma forma”, disse a senadora.

A fala criticada por Soraya foi na resposta anterior de Bolsonaro. "Vera, não podia esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como esse, fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo, mas tudo bem", disse Bolsonaro. 

A fala de Soraya foi durante uma pergunta da jornalista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo sobre o uso da religião na política e intolerância religiosa. Após criticar os ataques de Bolsonaro, Soraya disse que as religiões devem ser respeitadas.

“Se você é direita, esquerda ou centro e tenho que respeitar liberdade religiosa para todos. Nós temos que não permitir que as pessoas usem na política o nome de Deus em vão. Muitos evangélicos e católicos estão chateando eleitores e perdendo votos por conta da falta de respeito com a religião”, disse a senadora.

Veja o vídeo

Debate da Band

A TV Bandeirantes exibe, neste domingo (28/8), o primeiro debate entre candidatos à Presidência da República. Organizado em parceria com a Uol, Folha de S. Paulo e TV Cultura, o debate recebe os candidatos Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Avila (Novo), Soraya Thronicke (UB), Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação