Eleições 2022

Ciro sobre picanha e cerveja: "Difusão de uma memória mentirosa"

O candidato participou nesta terça (30/8) de debate com presidenciáveis organizado pela Unecs, em Brasília

Victor Correia
postado em 30/08/2022 11:17
 (crédito: Victor Correia)
(crédito: Victor Correia)

O candidato Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta terça-feira (30/8) que as promessas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são uma "difusão de uma memória mentirosa". Ciro disse ainda que Lula, apesar de não ter tido o devido processo legal no julgamento que o levou à prisão, deixou a corrupção virar o "modelo central de governança".

"Um dos candidatos está dizendo que só vai dizer o que vai fazer só depois da eleição. Isso é estelionato eleitoral", disse o candidato. "É a difusão de uma memória mentirosa de um tempo que não existiu, que todos os pobres tinham picanha e cerveja", completou.

O candidato participou nesta manhã de encontro com presidenciáveis organizado pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) em Brasília. A entidade entregou a Ciro um documento contendo propostas para seu governo, caso eleito, como a simplificação do sistema tributário e modernização das relações de trabalho.

"A corrupção virou o modelo central de governança. A corrupção destrói no imaginário da sociedade o respeito à política", disse ainda Ciro.

Portugal em 30 anos

Na sabatina, o candidato defendeu também as propostas de seu plano de governo. "Meu plano pretende impor ao Brasil, democraticamente, um padrão" disse Ciro. "Deveríamos impor a tarefa de ser um Portugal, país mais pobre da Europa, em 30 anos."

Reforma tributária

Uma das principais propostas do pedetista é fazer uma reforma tributária. Ciro defendeu ainda que todas as entidades e políticos, de esquerda ou direita, concordam que é preciso realizar uma reforma no setor. Ele afirmou, porém, que não pode prometer uma diminuição da carga tributária.

"O que eu prometo é deslocar a carga tributária do consumo, descomprimir a atividade dos serviços do comércio. Porém, vou ter que pesar um pouco a mão sobre o patrimônio da pessoa física", comentou Ciro Gomes.

Além do pedetista, está prevista a participação no evento do presidente Jair Bolsonaro (PL) e da candidata Soraya Thronicke (União).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação