Eleições 2022

Lula no JN: "Feliz era o povo quando a polarização era entre PT e PSDB"

"Se a gente se encontrasse em um restaurante, eu não tinha nenhum problema em tomar uma cerveja com o Fernando Henrique Cardoso, com o José Serra ou com o Alckmin", disse o ex-presidente

Victor Correia
postado em 25/08/2022 21:37
 (crédito: Reprodução/G1)
(crédito: Reprodução/G1)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (25/8), que a população brasileira era feliz "quando a polarização era entre o PT e o PSDB". O petista participou de sabatina realizada pelo Jornal Nacional e conduzida pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos. Um dos temas abordados foi sua aliança com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), seu adversário histórico.

"Feliz era o Brasil e a democracia brasileira quando a polarização nesse país era entre PT e PSDB. A gente era adversário político. A gente trocava farpas. Mas se a gente se encontrasse em um restaurante, eu não tinha nenhum problema em tomar uma cerveja com o Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com o José Serra (PSDB) ou com o Alckmin (PSB)", disse o ex-presidente quando questionado sobre a aliança com o ex-tucano. 

O Jornal Nacional realiza uma série de entrevistas com os presidenciáveis nesta semana. Na segunda, foi a vez de o presidente Jair Bolsonaro (PL). Na terça, Ciro Gomes (PDT). Amanhã, a última participante será Simone Tebet (MDB).

Bonner apontou ainda que uma parte do PT, especialmente da militância do partido, ainda resiste em aceitar a presença de Alckmin na chapa. "O Alckmin já foi aceito pelo PT de corpo e alma. O que eu não quero é que o PT peça para ele se filiar, porque eu não quero brigar com o PSB. Mas o Alckmin é uma pessoa que vai me ajudar, eu tenho 100% de confiança", respondeu o petista.

Lula classificou ainda a polarização política como "saudável no mundo inteiro". "O que é importante é que a gente não confunda a polarização com o estímulo ao ódio. Eu me dou muito bem com o PSDB, que foi meu principal adversário durante tanto tempo", afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação