Eleições 2022

Pesquisa CNT/MDA traz Lula na liderança, com 8 pontos à frente de Bolsonaro

Na pesquisa estimulada, Lula aparece com 42,3% das intenções de voto, contra 34,1% de Bolsonaro. Ciro (7,3%) e Tebet (2,1%) fecham a lista dos quatro mais bem colocados

Vinicius Doria
postado em 30/08/2022 12:13 / atualizado em 30/08/2022 12:13
 (crédito: Miguel SCHINCARIOL / AFP)
(crédito: Miguel SCHINCARIOL / AFP)

Pesquisa do Instituto MDA, contratado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta terça-feira(30/8), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na frente da corrida eleitoral, com 8,2 pontos percentuais de distância (na sondagem estimulada) do seu principal oponente, o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição. Na pesquisa espontânea, Lula tem 37,4% de intenção de voto, contra 31,5% de Bolsonaro. Ciro Gomes permanece em terceiro, com 4,4%; e Simone Tebet soma 1%, em quarto lugar.

Na pesquisa estimulada (quando os entrevistados recebem uma lista prévia com os nomes dos candidatos), Lula aparece com 42,3% das intenções de voto, contra 34,1% de Bolsonaro. Ciro (7,3%) e Tebet (2,1%) fecham a lista dos quatro mais bem colocados. Se declararam indecisos 7,8% dos entrevistados, e 5% disseram que vão anular o voto ou votar em branco.

A pouco mais de um mês do primeiro turno das eleições, os resultados confirmam o quadro de estabilidade que tem sido registrado nas últimas pesquisas de opinião, com pequenas variações dentro da margem de erro. A pesquisa mostra que 79,6% dos eleitores já definiram o voto e declararam não ter mais intenção de mudar, e 77,4% não admitem mudar de voto para evitar ou garantir que ocorra um segundo turno. Apenas 17,9% admitiram que podem mudar a escolha em favor do voto útil já no primeiro turno.

Na comparação com a última pesquisa MDA/CNT, feita no início de maio, Lula cresceu 1 ponto percentual, enquanto Bolsonaro subiu 2 pontos, ambas as variações na margem de erro. As duas pesquisas não são comparáveis porque, em maio, o instituto ainda incluía os nomes de João Doria, Sérgio Moro e André Janones, todos já fora da disputa presidencial, mas corrobora o cenário de poucas variações no humor do eleitorado nos últimos meses.

Lula vence no segundo turno

Na simulação para um hipotético segundo turno, a pesquisa MDA/CNT aponta vitória do ex-presidente Lula sobre Jair Bolsonaro por 50,1% a 38,8%. Números pouco diferentes, com variação dentro da margem de erro, aos da avaliação de maio, quando Lula tinha 51%, e Bolsonaro, 37. Entre Lula e Ciro Gomes,vantagem do ex-presidente por 46,8% a 29,9%. Contra Tebet, Lula também venceria, por 49,7% a 24,9%. No cenário com Bolsonaro e Ciro, o ex-governador do Ceará venceria o presidente por 44,1% a 39,8%. Bolsonaro só venceria em segundo turno se enfrentasse Simone Tebet (41,6% a 35%).

O Instituto MDA ouviu 2002 pessoas em todo o país, por telefone, entre 25 e 28 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com margem de confiança de 95%.

Avaliação do governo

A pesquisa MDA/CNT também avaliou o governo federal e o desempenho do presidente Jair Bolsonaro. Consideraram o governo ótimo ou bom 32,8% dos entrevistados, contra 42,1% que responderam ruim ou péssimo. A avaliação regular foi apontada por 24,2%.A avaliação do desempenho pessoal do presidente Bolsonaro se dividiu entre 40,8% que declararam aprová-lo à frente do governo, enquanto a maioria, 54,6%, desaprovam.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Conforme as pesquisas mais recentes, é cada vez mais difícil uma vitória de Lula no 1º turno. Para Bolsonaro, essa é a única boa notícia
    Conforme as pesquisas mais recentes, é cada vez mais difícil uma vitória de Lula no 1º turno. Para Bolsonaro, essa é a única boa notícia Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP
  • Lula e Bolsonaro participaram do Jornal Nacional nesta semana
    Lula e Bolsonaro participaram do Jornal Nacional nesta semana Foto: Reprodução/TV Globo
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação