Eleições 2022

XP/Ipespe: Lula lidera com 43% contra 35% de Bolsonaro

Pedetista Ciro Gomes aparece em terceiro, com 9%, e Simone Tebet (MDB) tem 5%. A pesquisa foi realizada entre 26 a 29 de agosto

Sandy Mendes
postado em 31/08/2022 12:06
 (crédito: Clauber Cleber Caetano/PR/AFP)
(crédito: Clauber Cleber Caetano/PR/AFP)

O levantamento da pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta quarta-feira (31/8) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na porcentagem de intenção de voto. O petista pontua com 43%, enquanto seu adversário, presidente Jair Bolsonaro (PL), tem 35%.

A pesquisa foi realizada entre 26 a 29 de agosto. No último levantamento, em julho, Lula aparecia com 44% contra 35% de Bolsonaro.

Os dados de um possível segundo turno mostram o petista com 53% das intenções de voto e o atual presidente, com 38%.  A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos e com o índice de confiança em 95,45%.

Pós-debate

Atrás de Bolsonaro, pontua o pedetista Ciro Gomes, que manteve o mesmo percentual da última pesquisa e ficou com 9%. Enquanto Simone Tebet (MDB) aumentou um ponto e apareceu com 5%. Felipe D'Avila, do Novo, teve 1% na pesquisa.

A pesquisa também reflete a participação dos presidenciáveis no debate promovido pela Band no último domingo (28). 

Os candidatos Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil), Roberto Jefferson (PTB), Vera Lúcia (PSTU) e Léo Péricles (UP) não alcançaram 1% das intenções de voto. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação