Eleições 2022

TSE acata recurso do PT e multa cooperativa por outdoor com imagem de Bolsonaro

Decisão foi tomada na terça-feira (30/8) pela corte eleitoral. Na mesma sessão, o TSE negou recurso do PL por questões processuais

Victor Correia
postado em 31/08/2022 16:00
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou nessa terça-feira (30/8) recurso do Partido dos Trabalhadores em ação contra outdoors com propaganda eleitoral antecipada a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL). O plenário da corte eleitoral decidiu ainda aplicar multa de R$ 5 mil à Cooperativa dos Produtores Agropecuaristas do Paraíso e Região (Copper), em Mato Grosso do Sul, pelas propagandas, afixadas em janeiro pela entidade.

Durante sessão de ontem, o recurso do PT foi acatado por cinco votos a dois, contra decisão do ministro Raul Araújo, relator do processo, que havia julgado improcedente a representação contra a cooperativa por entender que não havia caráter eleitoreiro nos outdoors. Araújo repetiu os argumentos de sua primeira decisão.

O ministro Sérgio Banhos, por outro lado, apontou caráter eleitoreiro pela frase "juntos com Bolsonaro" contida nas propagandas e foi apoiado por outros quatro ministros, incluindo o presidente do TSE, Alexandre de Moraes. 

Votaram contra o recurso apenas Raul Araújo e o ministro Carlos Horbach. "São peças publicitárias que se limitam a divulgação de felicitação, não se tem aí pedido explícito de voto, não se tem aí violação aos limites que entendo fixados", argumentou Horbach.

Ação do PL negada por questões processuais

Na mesma sessão, uma ação do PL contra o PT foi negada pela ministra Maria Cláudia Bucchianeri. Nela, o PL afirmou haver propaganda eleitoral irregular durante evento promovido pelo PSol em abril, no qual uma imagem com os dizeres "PSol com Lula 2022" foi exibida. O partido também citou as músicas de apoio ao ex-presidente cantadas durante o evento. 

A ação, porém, não indicou nem a legenda nem Lula, apenas o PT. "Estranhamente, no entanto, o autor indicou, como representado, o Partido dos Trabalhadores, agremiação completamente alheia à narrativa por si desenvolvida”, diz a decisão da relatora. O TSE, por unanimidade, confirmou a ilegitimidade do PT constar na ação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação