A Universidade de Brasília (UnB) se junta às manifestações em defesa da democracia e do sistema eleitoral que acontecem em diversos locais do Brasil nesta quinta-feira (11/8). Organizado por professoras e professores da instituição com o apoio de estudantes e servidores, o ato na UnB começou às 10h na Faculdade de Direito.
Com mais de 900 mil assinaturas, a Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito foi escrita por professores, alunos, ex-alunos e ativistas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Um telão foi instalado na parte externa da USP, no Pátio das Arcadas, para que o público possa acompanhar a leitura da carta a partir das 11h30. O documento é inspirado na Carta aos Brasileiros criada em 1977, que defendia a volta do Estado Democrático de Direito durante a ditadura civil-militar brasileira, no governo do ex-presidente Ernesto Geisel.
“Na data da criação dos cursos jurídicos no Brasil, 11 de agosto, neste ano do bicentenário da Independência e do aniversário de 34 anos da Constituição de 1988, convidamos a comunidade, pessoas e organizações a reafirmar nosso compromisso com o Estado Democrático de Direito e nosso apoio à Justiça e ao sistema eleitoral brasileiro — que tem angariado respeito e reconhecimento de sua integridade e lisura, desde a redemocratização trazida pela CF [Constituição Federal] de 1988, seja em âmbito interno ou no contexto internacional. Viva a Democracia e a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988!”, diz um trecho da nota de convocação da UnB.