ELEIÇÕES 2022

Datafolha: cai número de eleitores que "nunca confiam" em Bolsonaro

Os que "às vezes confiam" somam 30% dos eleitores ouvidos. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos

Ronayre Nunes
Thays Martins
postado em 01/09/2022 22:23 / atualizado em 01/09/2022 22:23
O valor do que
O valor do que "nunca confiam" em Bolsonaro é o menor desde maio de 2021 - (crédito: Ed Alves/CB)

Na noite desta quinta-feira (1°/9), o instituto Datafolha divulgou a mais nova pesquisa de intenções de votos para presidente nas eleições de outubro. O ex-presidente Lula (PT) caiu dois pontos percentuais e o presidente Jair Bolsonaro (PL) se manteve estável. Lula caiu de 47% para 45%, enquanto Bolsonaro manteve os 32%. Além disso, a pesquisa também apontou números relacionados à confiança do presidente Bolsonaro.

Cinquenta por cento dos entrevistados afirmaram “nunca confiar” no presidente. Já 19% indicaram que “sempre confiam”. O levantamento foi feito entre terça-feira (30/8) e quinta-feira (1°/9). Foram ouvidos 5.734 eleitores ao longo do Brasil.

Os que “às vezes confiam” somam 30% dos eleitores. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

O valor do que “nunca confiam” é o menor desde maio de 2021. Em julho e há duas semanas, o número era de 52%. Em junho era de 53% e em maio de 2022 era de 56%. Em maio do ano passado, o valor era de 60%.

A pesquisa foi registrada no TSE no protocolo BR-00433/2022.

Números de intenção de votos

Faltando um mês para o primeiro turno das eleições, o ex-presidente Lula (PT) caiu dois pontos percentuais e o presidente Jair Bolsonaro (PL) se manteve estável na última rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (1º/9) e encomendada pela Rede Globo e o jornal Folha de S.Paulo. Lula caiu de 47% para 45%, enquanto Bolsonaro manteve os 32%, com isso, diminui a chance da disputa ser encerrada no primeiro turno.

Esta é a primeira pesquisa do Datafolha após o debate entre os presidenciáveis na TV Bandeirantes, no domingo (28/8), e as sabatinas no Jornal Nacional, na TV Globo e do horário eleitoral obrigatório.

Os dois candidatos que aparecem na sequência da pesquisa também subiram no levantamento. Ciro Gomes (PDT) subiu dois pontos e chegou a 9%. Simone Tebet (MDB), saiu de 2% para 5%.

Na última pesquisa, divulgada em 18 de agosto, Lula aparecia com 47% das intenções de voto e Bolsonaro com 32%, dando uma diferença de 15 pontos entre os dois principais candidatos. Considerando somente os votos válidos, Lula tinha 51% do eleitorado, o que poderia garantir uma vitória no primeiro turno, na margem de erro.

O levantamento foi contratado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo. O instituto ouviu 5.734 pessoas em 285 cidades. Ele foi registrado com o número BR-00433/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação