Governo gaúcho

Real Time Big Data: Eduardo Leite lidera no RS com 31%; Onyx tem 26%

O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (5/9). Como a margem de erro é de três pontos percentuais, os dois candidatos estão tecnicamente empatados

Victor Correia
postado em 05/09/2022 19:30 / atualizado em 05/09/2022 19:30
Os dados são da pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista de nomes -  (crédito: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini)
Os dados são da pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista de nomes - (crédito: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini)

Pesquisa Real Time Big Data realizada no Rio Grande do Sul e divulgada nesta segunda-feira (5/9) mostra que o ex-governador do estado Eduardo Leite (PSDB) está na frente em intenção de voto, com 31%, contra 26% do ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL). Os dois estão tecnicamente empatados, já que o levantamento tem uma margem de erro estimada em três pontos percentuais. Os dados são da pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista de nomes.

Em terceiro lugar está o candidato Edegar Pretto (PT) com 12% das menções, seguido de Luís Carlos Heinze (PP), com 5%, Vieira da Cunha (PDT) e Roberto Argenta (PSC), ambos com 2%, e Ricardo Jobim (Novo), com 1%. Os demais concorrentes não pontuaram na pesquisa. Brancos e nulos somaram 6%, e 15% dos participantes afirmaram não saber ainda em quem votar.

Mourão lidera ao Senado

Já a corrida ao Senado é liderada pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), com 28% dos votos. Em seguida vêm o ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra (PT), com 25%, e a ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD), com 20%. O quarto lugar é ocupado por Comandante Nádia (PP), com 3%, e o quinto pelo Professor Nado (Avante), com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somaram 6%, enquanto 17% dos participantes disseram não saber em quem vão votar.

A pesquisa Real Time Big Data entrevistou 1.200 pessoas, por telefone, entre os dias 2 e 3 de setembro, com uma margem de erro de três pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código RS-08354/2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação