ELEIÇÕES 2022

Ipec: Bolsonaro cai entre evangélicos e Lula entre beneficiários do governo

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (5/9) também apontou as intenções de votos para presidente nas eleições de outubro: Lula se mantém com 44%, Bolsonaro cai para 31% e Ciro e Tebet crescem

Ronayre Nunes
postado em 05/09/2022 22:00 / atualizado em 05/09/2022 22:28
O instituto também apontou dados individuais sobre os líderes nas intenções de votos: Bolsonaro e Lula -  (crédito: Miguel SCHINCARIOL e MICHAEL DANTAS / AFP)
O instituto também apontou dados individuais sobre os líderes nas intenções de votos: Bolsonaro e Lula - (crédito: Miguel SCHINCARIOL e MICHAEL DANTAS / AFP)

Nova pesquisa da Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) — contratada pela Rede Globo — divulgada na noite desta segunda-feira (5/9) mostrou novos parâmetros para as eleições presidenciais de outubro. Em relação a intenções de votos, o levantamento mostrou o ex-presidente Lula (PT) na liderança, com os mesmos 44% das duas últimas pesquisas. Em segundo lugar, Jair Bolsonaro (PL) caiu um ponto percentual e marcou 31%.

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) cresceram e marcaram, respectivamente, 8% e 4%. Felipe D'avila (Novo) e Soraya Thronicke (UB) estão empatados com 1% cada. Brancos e nulos somam 6% e 5% não sabem ou não quiseram responder.

O instituto também apontou dados individuais sobre os líderes nas intenções de votos: Bolsonaro e Lula.

A pesquisa mostra que Lula vai melhor entre quem ganha até um salário mínimo. O ex-presidente também vai bem entre os que recebem benefícios do governo federal. Porém, o número caiu, neste quesito, no levantamento desta segunda: 52% para 50%.

Já Bolsonaro vai melhor entre os homens e evangélicos que ganham mais de cinco salários mínimos. Contudo, nos dados divulgados nesta segunda, os números atrelados aos religiosos evangélicos caíram. De 48% na última pesquisa, para 46%. Entre mulheres também existe queda: de 29% para 26%.

Vale lembrar que esta é a primeira pesquisa do instituto realizada após o debate na Band — em que Bolsonaro foi criticado por falas em relação as mulheres.

A pesquisa — registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — sob o protocolo BR-00922/2022 foi realizada entre 2 e 4 de setembro, com 2.512 entrevistados em 158 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação