ELEIÇÕES 2022

Eduardo Bolsonaro convoca armamentistas para voluntariar em campanha do pai

Filho de Jair Bolsonaro chamou todos que 'compraram armas legais', 'donos de clube de tiro' e 'armamentistas' para serem voluntários na distribuição de adesivos

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 05/09/2022 22:55 / atualizado em 05/09/2022 22:55
 (crédito: Redes Sociais)
(crédito: Redes Sociais)

O deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho 03 do presidente Jair Bolsonaro (PL), convocou todos que compraram uma arma legal para se tornarem "voluntários de Bolsonaro”.

Com o pedido, o parlamentar postou uma foto do presidente com a TV Ligada. Nas imagens, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato ao Planalto, dava uma coletiva onde dizia que “não vai liberar decreto para comprar armas”.

“Você comprou arma legal? Tem clube de tiro ou frequenta algum? Então você tem que se transformar num voluntário de Bolsonaro. Peça ao seu candidato a deputado federal adesivos e santinhos do Presidente, distribua”, escreveu Eduardo.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin determinou, nesta segunda-feira (5), restrições sobre o número de armas de munições e armas que podem ser obtidas por CACs (caçadores, atiradores e colecionadores), sob o argumento de aumento do risco de violência política na campanha eleitoral.

O magistrado atendeu aos pedidos de forma liminar (provisória e urgente) em três ações, duas do PSB e uma do PT, contra trechos de decretos e portaria do governo Bolsonaro que flexibilizavam essa possibilidade. Ele é o relator desses processos.

Os pedidos já vinham sendo julgados no plenário virtual do Supremo, mas o ministro Kassio Nunes Marques pediu vista (mais tempo para análise) em setembro do ano passado e paralisou as ações. Os partidos então pediram que o ministro concedesse decisões liminares aos pedidos, porque haveria urgência na decisão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação