Eleições 2022

Pesquisa Quaest: No Amapá, Lula tem 40% e Bolsonaro marca 37%

O resultado, divulgado nesta terça0feira (6/9), é da pesquisa estimulada. Ambos os candidatos estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro.

Victor Correia
postado em 06/09/2022 07:00
 (crédito: Clauber Cleber Caetano/PR/AFP)
(crédito: Clauber Cleber Caetano/PR/AFP)

Pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (6/9) e feita no Amapá mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera no estado com 40% das intenções de voto, tecnicamente empatado com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 37% das intenções. A margem de erro é estimada em 3,3 pontos percentuais. O resultado é da pesquisa estimulada, quando os participantes são apresentados a uma lista de candidatos. Foi a primeira pesquisa do instituto realizada no estado.

Em terceiro lugar vem Ciro Gomes (PDT), com 9% das menções, seguido da senadora Simone Tebet (MDB) com 6%. Soraya Thronicke (União) e Sofia Manzano (PCB) empataram com 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram. Dos entrevistados, 3% declaram que votarão em branco, nulo ou que não pretendem votar, e 4% ainda estão indecisos. 

Em um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 49% dos votos, contra 42% de Bolsonaro. Votos em branco, nulos ou que não pretendem votar somam 7% dos entrevistados, e 2% se disseram indecisos.

O levantamento também considerou a avaliação dos participantes sobre o atual governo. 37% consideram positivo 37%, contra 28% que acham o governo de Bolsonaro regular e 34%, negativo. Não souberam ou não responderam são 1% do público. 

Ao governo do Amapá, quem ocupa o primeiro lugar é o ex-prefeito Clécio Luís (Solidariedade) com 44% das intenções de voto, seguido pelo vice-governador Jaime Nunes (PSD) com 34%. Já o senador Gilvam Borges (MDB) tem 4%, Gesiel Oliveira (PRTB) alcançou 2% e Jair Palheta (PCO) e Gianfranco (PSTU) empataram com 1% das intenções. Indecisos são 8% e 6% votarão em branco, nulo ou não pretendem votar. 

Alcolumbre lidera ao Senado

Já a disputa ao Senado é liderada pelo senador David Alcolumbre (União) com 43% das intenções de voto, seguido por Rayssa Furlan(MDB), com 22%, e do ex-governador João Capiberibe (PSB) com 15%. Guaracy Junior (PTB) alcançou 4% e Sueli Pini (PRTB) tem 2%. Dos participantes, 7% se disseram indecisos e 6% votarão em branco, nulo ou não devem votar.

A pesquisa realizou 900 entrevistas presenciais, com aplicação de questionários estruturados, entre 30 de agosto e 3 de setembro. A margem de erro é estimada em 3,3 pontos percentuais, e a confiabilidade é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números AP-03659/22 e BR-08999/22.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação