Eleições 2022

Bolsonaro diz que, se reeleito, derrubará decreto de Fachin sobre armas

"Zero. Não concordo em nada com o senhor Fachin", disse, nesta terça-feira (6/9), o presidente Bolsonaro

Ingrid Soares
postado em 06/09/2022 10:52 / atualizado em 06/09/2022 10:54
 (crédito: SILVIO AVILA / AFP)
(crédito: SILVIO AVILA / AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou nesta terça-feira (6/9) a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que restringiu ontem os decretos de armas editados pelo chefe do Executivo. Bolsonaro disse “não concordar em nada” com o magistrado e que, se eleito, “resolve esse negócio do decreto [de armas] em uma semana”.

“Zero. Não concordo em nada com o senhor Fachin. E peço que me escutem: acabando as eleições, a gente resolve esse negócio do decreto [de armas] em uma semana. Todo mundo tem que jogar dentro das quatro linhas da Constituição. Eu sendo reeleito, a gente resolve esse problema e outros problemas. Podem ter certeza disso.”

Fachin citou como justificativa para a ação a urgência provocada pela eleição que, segundo ele, “exaspera o risco de violência política”.

Bolsonaro também reclamou da decisão de proibição do porte de armas nas seções eleitorais e do uso de celular na cabine de votação durante o dia do pleito, apontando que as medidas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) visam inibir pessoas de direita a votar. “Você vê medidas adotadas por gente do TSE exatamente para inibir pessoas simpáticas a minha pessoa a ir votar.”

“A questão das armas. ‘Violência política?’ O que é isso? Inventaram para pegar os decretos que estão com Kassio (Nunes) sob pedido de vistas, dar canetada e não ter mais armas no Brasil. Todas as ditaduras foram precedidas por campanhas desarmamentistas”, concluiu.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação