Atos em Brasília

Manifestantes pró-Bolsonaro chegam à Esplanada para atos do 7 de setembro

Próximo ao Palácio do Itamaraty, apoiadores se aglomeram para protestos. Local tem segurança reforçada

Luana Patriolino
postado em 06/09/2022 20:44 / atualizado em 06/09/2022 20:44
Cerca de 100 pessoas com bandeiras e placas já se encontram no local, na noite desta terça-feira (6/9). -  (crédito: Luana Patriolino/CB)
Cerca de 100 pessoas com bandeiras e placas já se encontram no local, na noite desta terça-feira (6/9). - (crédito: Luana Patriolino/CB)

Com o objetivo de demonstrar apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), manifestantes começaram a se aglomerar na Esplanada dos Ministérios para o feriado de 7 Setembro. Próximo ao Palácio do Itamaraty, cerca de 100 pessoas com bandeiras e placas se reúnem na noite desta terça-feira (6/9).

No local, eles também testam a sonorização de três trios elétricos posicionados na Esplanada. A região teve a segurança reforçada pela Polícia Militar e pelo Departamento de Trânsito (Detran). Foram colocadas cercas de metal para evitar que os apoiadores avancem a pista. Veículos comuns também estão proibidos de passar pelas vias. Apenas viaturas e carros oficiais estão transitando.

Às vésperas do feriado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atiçar os apoiadores com críticas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em sabatina na Jovem Pan, nesta terça-feira, ele disse acreditar “100%” apenas nos equipamentos de voto que possuem impressão. O chefe do Executivo também afirmou que o 7 de setembro deste ano será "um movimento nunca visto na história do Brasil" e ocorrerá de forma "ordeira e pacífica'.

No ano passado, apoiadores do presidente Bolsonaro chegaram a furar o bloqueio que impedia o acesso de veículos à Esplanada dos Ministérios. O ato causou preocupação nos órgão de segurança, que passaram a temer a destruição patrimonial dos edifícios, principalmente, o STF. Neste ano, o policiamento foi reforçado. 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação