Eleições 2022

Lula nas redes sociais: "Nunca fiz eleição para ganhar no 2º turno"

Nas redes sociais, petista fala de sua expectativa de ganhar no primeiro turno a eleição presidencial, embora nunca tenha conseguido

Vinícius Prates* - Estado de Minas
postado em 13/09/2022 12:35 / atualizado em 13/09/2022 12:36
 (crédito: André Borges/AFP)
(crédito: André Borges/AFP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição para à Presidência da República, disse nas redes sociais que nunca participou de eleição para ganhar em 2º turno. Contudo, em suas candidaturas, o petista nunca ganhou em 1º turno.

Com a aproximação do dia do pleito, Lula tenta alavancar votos na expectativa de ganhar em 1º turno. "Eu nunca fiz eleição para ganhar no 2° turno. Eu, que tenho 46%, tenho que acreditar que é possível nos próximos dias conquistar a porcentagem que falta, sem desprezo a ninguém", declarou.

No primeiro turno da candidatura de 2002, Lula teve 46% dos votos válidos, contra 19% de José Serra (PSDB). No 2º turno, o ex-presidente teve 61% dos votos válidos, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em 2006, no primeiro turno, contra Geraldo Alckmin (PSDB), Lula teve 48% dos votos válidos. Alckmin teve 41% no primeiro turno. Já no segundo, o petista foi eleito com 60%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação