Eleições 2022

Andréia de Jesus (PT) recebe nova ameaça de morte de grupo pró-ditadura

Assinada pelo 'Comando de Caça aos Comunistas', a ameaça foi enviada por e-mail anônimo à deputada estadual, que concorre à reeleição pelo PT

Leonardo Godim* - Estado de Minas
postado em 16/09/2022 19:19 / atualizado em 16/09/2022 19:19
Essa não é a primeira vez que a deputada recebe intimidações. Desde o início do mandato, foram abertos 29 inquéritos policiais por ameaças de morte contra ela -  (crédito: Reprodução/Redes sociais)
Essa não é a primeira vez que a deputada recebe intimidações. Desde o início do mandato, foram abertos 29 inquéritos policiais por ameaças de morte contra ela - (crédito: Reprodução/Redes sociais)

A deputada estadual Andréia de Jesus (PT), candidata à reeleição, recebeu uma nova ameaça de morte em seu email nessa quinta-feira (15/9). “Vamos eliminar você”, diz o texto assinado pelo ‘Comando de Caça aos Comunistas de Minas Gerais’, em referência ao grupo paramilitar que atuou durante a ditadura militar brasileira.

 

A ameaça inclui detalhes sobre como a Andréia seria morta. O texto cita o nome de Marielle Franco, vereadora da cidade do Rio de Janeiro pelo Psol, assassinada em março de 2018.

“Já estamos contando as balas” é o título do email.

A assessoria da deputada informou que a polícia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi acionada, e um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil.


Ainda serão encaminhadas demandas para a presidência do Legislativo estadual relativas à segurança da deputada, como carro blindado e ampliação da sua segurança pessoal.

Deputada ameaçada, de novo

Essa não é a primeira vez que a deputada recebe intimidações desse teor. Desde o início do mandato, foram abertos 29 inquéritos policiais por ameaças de morte contra ela. Andréia anda escoltada pela Polícia Militar desde que recebeu ameaças durante uma visita à cidade de Varginha, no Sul de Minas, no final de 2021.

Campanha

Andreia de Jesus estava em um evento de campanha em Montes Claros quando recebeu o e-mail. Ela decidiu divulgar o caso somente nesta sexta-feira (16/9) para evitar retaliações enquanto estivesse na estrada.

Violência política

O Brasil registrou 214 casos de violência política no primeiro semestre deste ano – 32% a mais do que os 161 episódios registrados em 2020, último ano em que houveram eleições. A maioria são ameaças, mas já foram registrados 51 homicídios por motivação política até junho.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação