ELEIÇÕES 2022

Jornais britânicos acusam Bolsonaro de usar funeral da rainha como palanque

Em Londres, Bolsonaro fez discurso em tom de campanha e mencionou vitória em 1º turno, embora apareça atrás de Lula nas pesquisas

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 19/09/2022 18:31 / atualizado em 19/09/2022 18:33
 (crédito:  CHIP SOMODEVILLA / AFP)
(crédito: CHIP SOMODEVILLA / AFP)

Jornais britânicos acusam, nesta segunda-feira (19/9), o presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar o funeral da rainha Elizabeth II para fazer campanha eleitoral. Antes de visitar chegar à cerimônia fúnebre, Bolsonaro fez discurso em tom de campanha e mencionou vitória em primeiro turno, embora apareça atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas de intenção de voto.

O The Guardian, um dos maiores jornais europeus, tem a seguinte manchete: “Jair Bolsonaro usa visita em Londres para funeral da rainha como palanque”. Segundo o jornal, Bolsonaro "voou para Londres para discursar aos seus apoiadores sobre os perigos dos esquerdistas, do aborto e da 'ideologia de gênero'".

 

'Jair Bolsonaro usa visita em Londres para funeral da rainha como palanque', diz manchete do The Guardian
'Jair Bolsonaro usa visita em Londres para funeral da rainha como palanque', diz manchete do The Guardian (foto: The Guardian/Reprodução)

Sobre as declarações, o Daily Mail escreveu: "Enquanto líderes globais chegam ao Reino Unidos para manifestar seu respeito pela rainha, o líder da direita radical populista Jair Bolsonaro fez um comício em tom agressivo da janela da embaixada de seu país incitando uma multidão com bandeiras".

Já o Independent acusa Bolsonaro de usar o funeral para sair à frente de Lula. A manchete é a seguinte: “Jair Bolsonaro é acusado de usar a visita ao funeral da rainha em um rally político”. "O polêmico Bolsonaro aproveitou a viagem a Londres para tentar convencer os eleitores indecisos de sua importância internacional, levando sua campanha política para a viagem", escreveu o jornal.

Já o AP News, diz o seguinte: “Bolsonaro busca votos antes do funeral da rainha”. O AA, trás a seguinte manchete: “Presidente do Brasil se reuniu com manifestantes em Londres antes do funeral da rainha”.

O The Times escreveu que Bolsonaro "aproveitou sua ida ao funeral da rainha para mostrar ao seu país como o combustível é caro em Londres".

Britânicos se incomodam com bolsonaristas

Um britânico aposentado de 61 anos que passava em frente à residência do embaixador brasileiro em Londres, nesta segunda-feira (19), foi hostilizado por bolsonaristas ao pedir que o público agisse com "respeito" no dia do funeral da rainha Elizabeth II.

O aposentado, que se identificou depois para a equipe da BBC News Brasil como Chris Harvey, deparou com um grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) discutindo com um homem que começou a criticar o presidente.

"Vocês estão na Inglaterra, demonstrem algum respeito, é o dia do funeral da rainha", gritou o britânico após bolsonaristas questionarem o que ele fazia ali e mandá-lo calar a boca.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação