ELEIÇÕES 2022

Ciro Nogueira sobre governo Bolsonaro: 'Isolado só do mundo do PT'

Ministro defendeu o presidente que, nos últimos meses, principalmente depois da pandemia de COVID-19, acabou estremecendo a relação com líderes mundiais

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 19/09/2022 18:52 / atualizado em 19/09/2022 18:53
 (crédito: EVARISTO SA)
(crédito: EVARISTO SA)

O chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, usou as redes sociais, nesta segunda-feira (19/9), para poder responder a alegação de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria “isolado do mundo”. Isso porque, nos últimos meses, principalmente depois da pandemia da COVID-19, o presidente acabou estremecendo a relação com líderes mundiais.

“O governo Bolsonaro está isolado do mundo: do mundo do PT! Recebido como chefe de Estado no velório da Rainha Elizabeth II e esta semana abrindo a Assembleia Geral da ONU. God save the King!”, escreveu. Apesar da fala do ministro, a Grã-Bretanha convidou todos chefes de Estado ou embaixadores de países com o qual tem relações diplomáticas plenas para o velório da rainha Elizabeth II.

Entre os países que não foram convidados estão a Síria e a Venezuela, porque Londres não tem relações diplomáticas atualmente com esses países. A Grã-Bretanha também não convidou representantes da Rússia, Bielorrússia ou Mianmar depois de impor sanções econômicas a esses países.

Além disso, é tradição que o Brasil abra a Assembleia Geral da ONU. Como se trata mais de uma tradição do que de uma regra escrita, não há registros formais das razões. Mas acredita-se que o país é o primeiro porque foi voluntário nos primeiros encontros. Também existem registros de que o Brasil abra a cerimônia, por ser considerado um país neutro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação