Eleições

Pesquisa ModalMais/Futura mostra empate técnico entre Bolsonaro e Lula

Faltando pouco mais de uma semana para as eleições, o levantamento também indica que em um segundo turno o petista venceria

Correio Braziliense
postado em 23/09/2022 12:55 / atualizado em 23/09/2022 15:50
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press e Youtube)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press e Youtube)

Pesquisa feita pela Futura Consultoria e encomendada pelo Banco Modal aponta um empate técnico entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno. O resultado do levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (23/9) e mostra Bolsonaro com 39,2% e Lula com 39,1%. Na sequência aparecerem Ciro Gomes (PDT) com 6,6% e Simone Tebet (MDB) com 6,1%. Já na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, o resultado se inverte: Lula está na frente com 41,4% e Bolsonaro tem 40,1%. 

De acordo com José Luiz Orrico, diretor do Futura Consultoria, a diferença entre os dois cenários se deve ao eleitor não lembrar dos outros candidatos na pesquisa espontânea. "Nesta eleição está ocorrendo um fato incomum, os líderes terem menos votos quando estimulamos os eleitores com cartelas do que têm quando se pergunta em quem o eleitor vai votar sem a estimulação. E, na nossa pesquisa, tanto Lula quanto Bolsonaro têm menos intenção estimulada do que espontânea. Na nossa avaliação, o eleitor espontaneamente só lembra de dois candidatos, por isso, quando é estimulado, ele acaba trocando o voto. Nesse caso, especialmente, o Lula perde mais entre a espontânea e a estimulada que Bolsonaro e, isso, é que faz eles trocarem de posição", explica. 

Na simulação de segundo turno, a pesquisa indica que Lula venceria com 47% contra 44,4% de Bolsonaro.

Os entrevistados também responderam em quem não votariam em nenhum hipótese: 42,2% disseram que não votariam em Bolsonaro e 40,6% não votariam em Lula.

A pesquisa também apontou que 45,2% dos eleitores temem a continuação do atual governo de Jair Bolsonaro e 42,9% receiam a volta do PT ao poder. Quase 60% dos entrevistados também afirmaram que votariam nessas eleições mesmo se não fosse obrigatório votar.

O levantamento escutou 2 mil pessoas, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas de 19 a 21 de setembro de 2022. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-02650/2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação