Eleições 2022

Ipespe/Abrapel: Com 46% dos votos, Lula ultrapassa soma dos demais candidatos

No cenário de segundo turno, o petista permanece com o maior número de intenções de voto (54%); Bolsonaro tem 38%

Yasmin Rajab
postado em 24/09/2022 12:52 / atualizado em 24/09/2022 13:03
 (crédito:  Ricardo Stuckert/PT; Alan Santos/PR; PDT/Divulgação, Agência Senado/Reprodução)
(crédito: Ricardo Stuckert/PT; Alan Santos/PR; PDT/Divulgação, Agência Senado/Reprodução)

A quarta rodada da pesquisa "Termômetro da Campanha" mostra que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 46% de intenções de voto e Jair Bolsonaro (PL) tem 38%. A pesquisa, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), revela que o petista ultrapassou, pela primeira vez, a soma dos demais candidatos (45%).

Quanto aos demais candidatos à presidência, o estudo, feito no período de 21 a 23 de setembro, mostra Ciro Gomes (PDT) em terceiro lugar, com 6%, e Simone Tebet (MDB) em quarto lugar, com 4% das intenções. Felipe D’Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Vera (PSTU), Eymael (DC), Leo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não chegaram a 0,5% das citações. Padre Kelmon constava na lista, mas não foi citado por nenhum respondente. Dos entrevistados, 5% disseram ter intenção de votar branco ou nulo, e 4% não souberam ou não responderam.

Lula tem mais intenções de voto na Região Nordeste (58%) e Bolsonaro no Sul (47%). A amostra contou com a participação de 1.100 pessoas residentes em todas as regiões do país. A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 3.0 pontos percentuais para mais ou para menos.

No cenário de segundo turno, Lula segue em vantagem com 54% de intenções de voto e Bolsonaro 38%. A pesquisa foi registrada no Tribunal SUperior Eleitoral sob o protocolo BR-01897/2022.

Participação aumenta

A pesquisa revelou que nos últimas dias o número de pessoas envolvidas nas campanhas aumentou de 13% para 19%. Apesar do aumento, a participação poderia ser maior. Dos entrevistados, 58% disseram ter muito interesse nas eleições, 15% alegam ter algum interesse, 13% possuem pouco interesse e 11% não tem interesse.

O estudo também revelou que 70% das pessoas desejam que a eleição seja resolvida já no primeiro turno, 80% revelam que já decidiram seu voto, 4% dizem que irão decidir nos próximos dias, 8% pretendem decidir apenas no dia da eleição e 5% aguardam o último debate.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação