Eleições

BTG/FSB: Rejeição de Ciro é a que mais cresce entre presidenciáveis

Pedetista já é o segundo presidenciável mais rejeitado, atrás apenas de Jair Bolsonaro

Thays Martins
postado em 26/09/2022 11:20
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O percentual de pessoas que dizem que não votariam de forma alguma no ex-ministro Ciro Gomes (PDT) foi o que mais cresceu entre a rejeição aos presidenciáveis, segundo pesquisa do Instituto FSB encomendada pelo BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (26/9).

De acordo com o levantamento, 52% dos eleitores rejeitam o pedetista, um crescimento de quatro pontos percentuais em relação à semana passada. Ciro já tinha ultrapassado o ex-presidente Lula (PT) no percentual de rejeição desde o último levantamento.

Nesta semana, o petista acumula 46% de rejeição, um ponto percentual a mais do que semana passada. O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue sendo o candidato com a maior rejeição: 56%, também um ponto a mais do que semana passada.

A senadora Simone Tebet (MDB) continua em tendência de crescimento no percentual de rejeição e chegou a 40%, três pontos a mais do que no último levantamento.

Percentuais de rejeição entre presidenciáveis segundo pesquisa FSB/ BTG
Percentuais de rejeição entre presidenciáveis segundo pesquisa FSB/ BTG (foto: reprodução)

Ciro Gomes tem sido pressionado a desistir da candidatura para apoiar Lula na tentativa de que o petista vença no primeiro turno. Nesta segunda, o pedetista publicou um manifesto em que garantiu que não abrirá mão da corrida pelo Planalto. "Minha candidatura está de pé para defender o Brasil em qualquer circunstância, e meu nome continua posto como firme e legítima opção para livrar nosso país de um presente covarde e futuro amedrontador", disse. 

Intenção de voto

De acordo com o mesmo levantamento da FSB, Lula segue na liderança pela Presidência da República com 45% das intenções de voto. Bolsonaro tem 35%. Em um segundo turno entre os dois, a pesquisa mostra que o petista venceria com 52% contra 40% de Bolsonaro. 

O Instituto FSB ouviu, por telefone, 2 mil pessoas entre 23 e 25 de setembro. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08123/2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação