ELEIÇÕES 2022

Datafolha divulga hoje (29/9) novos números para a Presidência

Será o penúltimo levantamento do instituto antes dos brasileiros irem às urnas no próximo domingo (2/10)

Correio Braziliense
postado em 29/09/2022 00:01 / atualizado em 29/09/2022 18:15
 (crédito: M. SCHINCARIOL e Evaristo Sá/AFP; Ed Alves/CB e Waldemir Barreto/Ag. Senado)
(crédito: M. SCHINCARIOL e Evaristo Sá/AFP; Ed Alves/CB e Waldemir Barreto/Ag. Senado)

A três dias do primeiro turno das eleições, que ocorre neste domingo (2/10), o Instituto Datafolha divulga hoje uma nova pesquisa sobre a preferência do eleitorado pelos candidatos à Presidência da República. O levantamento será liberado a partir das 18h desta quinta-feira (29/9) e estará disponível no site do Correio Braziliense

Esse será o penúltimo levantamento do instituto antes dos brasileiros irem até às urnas. Além da intenção de votos, a pesquisa mostrará a avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A expectativa é de que os votos válidos sejam o foco das atenções da nova pesquisa. Há cerca de uma semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva (PT) iniciou, junto a apoiadores, uma campanha pelo voto útil para vencer no primeiro turno.

Os votos válidos são calculados após a exclusão dos brancos, nulos e do percentual de entrevistados que afirmam estar indecisos. No levantamento anterior, de 22 de setembro, Lula tinha 50% dos votos válidos. Para vencer no primeiro turno, é preciso ter 50% dos votos mais um.

Na pesquisa estimulada, também divulgada em 22 de setembro, Lula oscilou dois pontos para cima e marcou 47%. Bolsonaro se manteve com 33%. Já Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) empataram tecnicamente pela margem de erro de dois pontos percentuais. O pedetista oscilou um ponto para baixo e marcou 7%, ante a 5% de Simone, mesmo percentual do levantamento anterior.

Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 2% para 1%. Os candidatos Felipe D'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU), Leo Péricles (UP), Constituinte Eymael (DC) e Padre Kelman (PTB) não pontuaram. Brancos e nulos marcam 4%, e 2% dizem não ter decidido ainda em quem votar.

Segundo turno

A próxima pesquisa também avaliará o cenário do segundo turno. O último levantamento registrou vitória de Lula com 54% da preferência do eleitorado ouvido pela pesquisa, ante 38% de Bolsonaro.

Os dois candidatos permaneceram com os mesmos percentuais do último levantamento. Outros 7% afirmam que votariam em branco e 2% não opinaram.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação