Pesquisa eleitoral

Datafolha: Lula chega a 50% dos votos válidos e Bolsonaro tem 36%

Os votos válidos são calculados após a exclusão dos brancos, nulos e do percentual de entrevistados que afirmam estar indecisos. Para vencer no primeiro turno, é preciso ter 50% dos votos mais um

Talita de Souza
Pedro Grigori
postado em 29/09/2022 18:04 / atualizado em 30/09/2022 16:21
Nos votos válidos, o petista abriu uma vantagem de 14 pontos percentuais em relação ao presidente.  -  (crédito: Montagem/AFP)
Nos votos válidos, o petista abriu uma vantagem de 14 pontos percentuais em relação ao presidente. - (crédito: Montagem/AFP)

O Datafolha divulgou, na noite desta quinta-feira (29/9), a penúltima pesquisa de intenção de votos antes da realização do primeiro turnos das eleições. O ex-presidente Lula (PT) tem 50% dos votos válidos e está na margem de erro para vencer no primeiro turno. Jair Bolsonaro (PL) está em segundo, com 36%. 

Os votos válidos são calculados após a exclusão dos brancos, nulos e do percentual de entrevistados que afirmam estar indecisos. Para vencer no primeiro turno, é preciso ter 50% dos votos mais um.

Ciro Gomes (PDT) aparece com 6%, um ponto a menos do que no levantamento anterior, e Simone Tebet (MDB) se manteve com 5% dos votos válidos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. 

Variação em relação a pesquisa de 22 de setembro

  • Lula (PT): 50% [=]
  • Jair Bolsonaro (PL): 36% [+1]
  • Ciro Gomes (PDT): 6% [-1]
  • Simone Tebet (MDB): 5% [=]

A pesquisa divulgada nesta quinta-feira é a maior já realizada pelo Datafolha. 6,8 mil pessoas com mais de 16 anos foram entrevistadas, entre terça-feira (27/9) e quinta-feira (29/9), em 332 cidades. O levantamento foi contratado pela Empresa Folha da Manhã, que edita o jornal de Folha de S.Paulo, e Grupo Globo, pelo valor de R$ 473.780. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem o número BR-09479/2022. 

O Datafolha divulgará mais um levantamento antes do primeiro turno, na noite de sábado (1º/10). A pesquisa ocorrerá na sexta (30/10) e no sábado, captando o impacto do debate entre os presidenciáveis da Rede Globo, que ocorre na noite desta quinta-feira. 

  • O candidato presidencial do Brasil pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-presidente (2003-2010) Luiz Inácio Lula da Silva (R) fala ao lado do candidato a governador do Rio Grande do Sul Edegar Pretto durante um comício de campanha em Porto Alegre, Brasil, em setembro 16 de outubro de 2022. - O Brasil realiza suas eleições presidenciais em 2 de outubro. SILVIO AVILA / AFP
  • O presidente brasileiro e candidato à reeleição Jair Bolsonaro gesticula durante o debate presidencial antes das eleições gerais de 2 de outubro, na rede de televisão SBT em São Paulo, Brasil, em 24 de setembro de 2022. - Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à presidência pelo esquerdista Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-presidente (2003-2010), não compareceu ao debate. Miguel SCHINCARIOL / AFP
  • Brazilian presidential candidate Simone Tebet speaks during the presidential debate ahead of the October 2 general election, at the SBT television network in Sao Paulo, Brazil, on September 24, 2022. - Luiz Inacio Lula da Silva, Presidential candidate for the leftist Workers Party (PT) and former President (2003-2010), didn't attend the debate. (Photo by Miguel SCHINCARIOL / AFP) Caption Miguel SCHINCARIOL/AFP
  • Brazilian presidential candidate Ciro Gomes speaks during the presidential debate ahead of the October 2 general election, at the SBT television network in Sao Paulo, Brazil, on September 24, 2022. - Luiz Inacio Lula da Silva, Presidential candidate for the leftist Workers Party (PT) and former President (2003-2010), didn't attend the debate. (Photo by Miguel SCHINCARIOL / AFP) Caption AFP

Pesquisa estimulada: Lula tem 48% e Bolsonaro 34%

Ao levar em consideração os votos brancos e nulos, a pesquisa estimulada do Datafolha mostra que os dois candidatos que lideram a pesquisa cresceram um ponto percentual cada. Lula marca 48%, antes tinha 47%; já Bolsonaro saiu de 33% e atingiu 34%.

O pedetista Ciro Gomes oscilou um ponto para baixo e marcou 6%. Simone Tebet (MDB) permaneceu com 5%.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação